terça-feira, 24 de maio de 2011

Expectativa por vida extraterrestre gera forte otimismo em cientistas

Por Guy Gugliota/Folha de S. Paulo 
As probabilidades aumentam cotidianamente
Organismos surgem onde menos se espera aqui na Terra. Por que não lá fora? Crédito: services.flikie
Para quem busca vida em outros mundos, a água em sua forma líquida talvez seja o principal indicador. A vida tal qual a conhecemos na Terra se baseia em água e carbono. 
 
 
E, se os organismos podem prosperar aqui em ambientes desagradáveis - gêiseres, profundezas abissais, resíduos tóxicos, água quente demais, fria demais, ácida demais ou alcalina demais- , por que não lá fora?

Os cientistas por anos consideraram a água líquida uma raridade no Sistema Solar, pois, aparentemente, só a Terra parecia ter os atributos físicos necessários, exceto talvez Europa, uma lua gelada de Júpiter, que, provavelmente, oculta um oceano subterrâneo. Porém, os últimos 20 anos de exploração espacial, têm causado o que o astrobiólogo David Grinspoon chama de mudança de mentalidade.

Agora, parece que a gravidade, a geologia, a radioatividade e substâncias químicas anticongelantes, como sal e amônia, deram a muitos mundos "hostis" a capacidade de reunirem condições de temperatura e pressão compatíveis com a existência de água líquida. E as pesquisas na Terra mostram que, se há água, pode haver vida.

Em Marte e em Vênus, nas luas Encélado e Titã, de Saturno, e até mesmo em dois asteróides remotos, os pesquisadores já demonstraram que a presença de água líquida é possível e até provável. "A vida baseada em água e carbono funciona bem", disse Grinspoon. "Isso não significa que seja o único jeito, mas é o que conhecemos, e isso nos dá algo para procurar"...


 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo