quarta-feira, 25 de maio de 2011

Os micróbios que produzem eletricidade

por cscazorla   
Poderia uma bactéria produzir eletricidade ? Qual seria a estrutura molecular das proteínas para que as celulas bacterianas gerassem carga elétrica? Isto é o que perguntaram a um grupo de pesquisadores da Universidade de East Anglia , resultando em um artigo publicado hoje na Proceedings of National Academy of Sciences ( PNAS ).





Esta descoberta abre a porta a novas pesquisas para encontrar novas formas de unir as bactérias diretamente aos eletrodos, permitindo a criação de células de combustível . Outros possíveis usos incluem o desenvolvimento de agentes com base em micróbios que podem acabar com a poluição ou células combustíveis alimentadas por resíduos animais e humanos.

"Este é um grande avanço na nossa compreensão de como algumas espécies de bactérias movem elétrons de dentro para fora da célula", comentou o Dr. Tom Clarke, da UEA’s School of Biological Sciences. "Identificar a estrutura molecular exata de proteínas-chave envolvidas neste processo é uma etapa crucial para explorar os micróbios como uma fonte viável de energia elétrica."

Em um estudo anterior publicado na PNAS em 2009, este grupo demonstrou o mecanismo pelo qual as bactérias sobrevivem em um ambiente livre de oxigênio através da construção de cabos elétricos que se estendem através da parede celular e fazem contato com um mineral. Um processo chamado "ferro respiração" ou "pedras para respirar."


Via | Universidade de East Anglia

xatakaciencia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo