sábado, 11 de junho de 2011

Departamento de Defesa australiano - onde estariam os documentos 'perdidos'?

Por Bill Chalker/theozfiles - Tradução e adaptação - Paulo Poian 
Pesquisador acredita que houve erro de informações
O ufólogo australiano Bill Chalker em pesquisa na Royal Australian Air Force (RAAF), nos anos 80. Crédito: Bill Chalker
 
 
O jornal The Sydney Morning Herald informou nesta semana que "o Ministério da Defesa da Austrália perdeu suas pastas secretas sobre UFOs". Em resposta a um pedido baseado na Lei de Liberdade de Informação [Freedom of Information, FOI], que obriga funcionários do governo a liberação de documentos de interesse público, um porta-voz do departamento informou que foi encontrada uma quantidade mínima dos mesmos. A pesquisa teria incluído o Canberra National Archives of Australia [Arquivo Nacional da Austrália, NAA].

Quando a jornalista Melissa Davey contatou este autor sobre a história, sugeri que não poderia ter sido uma pesquisa minuciosa, simplesmente porque uma grande parte dos arquivos "perdidos" estão de fato localizados nas instalações do NAA. Na verdade, muitos deles permanecem inclusive disponíveis para serem encontrados por qualquer pessoa interessada, no próprio site da NAA, através de cópias digitais [Mais de 6.000 páginas entre o período de 1950 a 1982 podem ser acessadas clicando-se aqui].

Alguns documentos estão realmente faltantes, mas parece ser devido a miopia de funcionários do Departamento de Defesa (DoD) na hora da organização. A decisão de destruir arquivos ufológicos está completamente fora de sintonia com organizações equivalentes em outros países, como Inglaterra e França, por exemplo. Felizmente, muitos dos casos impressionantes foram preservados por pesquisadores.

Eu mesmo salvei muitos desses durante minha pesquisa e as visitas com os Gabinetes de Russell no DoD no período entre 1982 e 1984. Aliás, uma busca nos arquivos de registros no NAA é melhor servida pelo uso do termo Flying saucers [Discos voadores]. Muitas dessas séries de relatórios podem ser lidas através das versões digitalizadas dos mesmos.

Assim, o caso dos Arquivos X "desaparecidos" do DoD australiano parece resolvido. Na verdade, a maioria nunca foi perdida, mas simplesmente não encontrada pelo oficial do DoD, que, leigo, não conhece a história do relacionamento do Departamento com a questão dos UFOs. Apenas um mínimo de investigação teria sido necessária para determinar onde a documentação realmente estava...
 
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo