quinta-feira, 30 de junho de 2011

O mito dos extraterrestres mal-intencionados

Por Scientific American - Adaptação: Paulo Poian 
Estratégia de dominação não funcionaria em termos galácticos
Civilizações de outras partes do cosmos teriam necessariamente que ser destrutivas, como nós? Crédito: neoteo
Graças ao contínuo aprimoramento de projetos como o Search for Extraterrestrial Intelligence [Busca por Inteligência Extraterrestre, SETI], Messaging to Extraterrestrial Intelligence [Mensagem para Inteligência Extraterrestre, METI], entre outros [Veja METI: um protocolo para os contatos extraterrestres e Alexander Zaitsev: O Paradoxo de SETI], é possível que mais cedo ou mais tarde seja encontrada a inteligência procurada. Devido à lei de Moore - proposta pelo co-fundador da Intel, Gordon E. Moore, que "profetizava" a duplicação da capacidade dos computadores a cada um ou dois anos -, essa situação torna-se cada vez mais provável.

De acordo como o astrônomo e fundador do SETI, Frank Drake, as pesquisas atuais são 100 trilhões de vezes mais eficientes do que há 50 anos, e não existe previsão para o fim dessas melhorias. Se existir um ET lá fora, será estabelecido contato. No entanto, o que acontecerá quando o fizermos? Como será a resposta deles?

Questões como essas são cada vez mais seriamente consideradas pelo mais antigo e um dos mais prestigiados jornais científicos do mundo, o Philosophical Transactions of the Royal Society A, que dedicou 17 artigos da edição de fevereiro à "Detecção de Vida Extraterrestre e suas Conseqüências para a Ciência e Sociedade". Por exemplo, várias teorias sugerem que a sociedade colapsará devido ao medo e/ou anarquia generalizada; ou que os cientistas e políticos se vão unir numa conspiração para ocultar a verdade.

De acordo com Stephen Hawking, não temos motivos para falar sobre isso. "Só precisamos olhar para nós mesmos para ver como a vida inteligente pode se desenvolver e resultar em algo que não gostaríamos de encontrar", referiu em documentários do Discovery Chanel. Considerando a história de confrontos entre civilizações terrestres, nas quais os mais avançados escravizavam ou destruíam os menos desenvolvidos, Hawking concluiu: "Se os extraterrestres nos visitarem um dia, eu acredito que o resultado seria muito parecido com o que aconteceu quando Cristovão Colombo chegou à América, o que não foi muito agradável para os nativos americanos" [Veja Stephen Hawking: "Eles não são nossos amigos"].

Mito humano para maldade alheia

Na verdade, qualquer civilização capaz de empreender longas viagens espaciais terá que ter avançado muito além do mero colonialismo explorador e de fontes de energia não sustentáveis. Escravizar os nativos e apoderar-se dos seus recursos pode ser lucrativo a curto prazo para as civilizações terrestres, mas essa estratégia poderá não persistir nas dezenas de milhares de anos necessárias para as viagens espaciais interestelares e sociedades galácticas.

Nesse contexto, podemos entender que as civilizações extraterrestres nos pressionam a considerar a natureza e o progresso da civilização terrestre, nos dão a esperança de que se ou quando estabelecermos contato, pelo menos alguma "inteligência" terá conseguido atingir um nível no qual a incorporação de novas tecnologias substituiu o controle e manipulação das pessoas, e a exploração do espaço superou a conquista de terras.
 
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo