quarta-feira, 8 de junho de 2011

Recentes explosões solares captadas em imagens pela NASA

Por Inovação Tecnológica 
Onda para surfistas, no Sol
Ondas de surfista, geradas no Sol, assim como nos oceanos da Terra, foram vistas pela primeira vez em sua atmosfera. Crédito: NASA
Isto significa bem mais do que apenas uma boa foto: as ondas de surfista solares contêm pistas sobre como a energia se move através da atmosfera solar, conhecida como corona. 
 
Os cientistas sabem como esses tipos de ondas - tecnicamente conhecidas como instabilidades de Kelvin-Helmholtz - dispersam a energia na água, eles podem usar essas informações para entender melhor a coroa solar.

Por sua vez, isso pode colaborar para resolver um grande mistério de por quê ela é milhares de vezes mais quente do que se poderia esperar. "Uma das grandes perguntas sobre a corona solar é o seu mecanismo de aquecimento", disse o físico solar Leon Ofman, da Agência Espacial Norte-Americana (NASA). "A corona é 1.000 vezes mais quente do que a superfície visível do Sol, mas o que a aquece é algo não bem compreendido. Tem sido sugerido que ondas como estas poderiam causar turbulência, que causa o aquecimento, mas agora temos a prova direta das ondas de Kelvin-Helmholtz".

Estas foram algumas das primeiras imagens capturadas na câmera do Observatório da Dinâmica Solar [Solar Dynamics Observatory, SDO], um telescópio solar de alta resolução lançado em 11 de fevereiro de 2010 e que iniciou a captura de dados em 24 de março daquele ano.

Mecanismo de Kelvin-Helmholtz

As instabilidades de Kelvin-Helmholtz ocorrem quando dois líquidos de diferentes densidades ou diferentes velocidades fluem um através do outro. No caso das ondas do mar, o par é formado pela água densa e pelo ar, muito mais leve. À medida que eles passam um pelo outro, leves ondulações podem ser rapidamente amplificadas, gerando as ondas gigantes, tão amadas pelos surfistas...
 
 
 
Agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo