sexta-feira, 8 de julho de 2011

Design de 1969 será mantido pela NASA em naves do futuro

Por Mariana Pastore/Folha.com 
MPCV vai responder aos anseios do programa espacial
Cápsula do MPCV. Crédito: theatlantic
A Agência Espacial Norte-Americana (NASA) finalmente anunciou o substituto de sua frota de ônibus espaciais, que será "aposentada" no dia 20 de julho, quando o Atlantis [Veja especial] retorna à Terra. O chamado Multi-Purpose Crew Vehicle [Veículo Multifuncional Tripulado, MPCV] é a nave do futuro da agência e a aposta para exploração além da órbita baixa da Terra. No entanto, seu design é uma releitura da nave Apollo, que levou os primeiros homens à Lua em 1969, remetendo ao passado.

Ao contrário dos ônibus espaciais, que chegavam no máximo até o telescópio Hubble, a 600 km da superfície terrestre, o veículo fará viagens de exploração do espaço profundo, podendo chegar até a Marte, de acordo com Dan Huot, porta-voz da agência espacial. "O design externo é muito semelhante ao do Apollo, uma vez que sua cápsula é a melhor forma de reentrar na atmosfera da Terra em alta velocidade", disse ele.

O porta-voz explica que o interior aproveita os últimos 40 anos de avanços tecnológicos em aviação, computação, segurança e proteção térmica, e que os procedimentos de subida e reentrada serão dez vezes mais seguros do que nos ônibus espaciais.

Com um volume total de aproximadamente 20 m cúbicos e área disponível para habitação de nove metros cúbicos, o MPCV deverá ser lançado das bases atuais da NASA e poderá pousar no oceano Pacífico, na costa do Estado da Califórnia. "É muito maior do que o Apollo, com um diâmetro de cerca de cinco metros - em comparação aos 3,65 metros da nave que levou o homem à Lua", afirmou Huot. O MPCV carregará até quatro astronautas em viagens com autonomia de até 21 dias.

De acordo com a NASA, os testes com o novo veículo já começaram. "Já está em fase de teste há algum tempo e continuará com vôos em órbita não tripulados até 2013", informou o porta-voz. Um dos mais significativos ocorreu em maio, quando as funções do sistema de escape da tripulação durante o lançamento foram examinadas durante um vôo real. Mas os testes com tripulação em órbita não devem acontecer antes de 2016, segundo a agência espacial...

 
 
agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo