sexta-feira, 8 de julho de 2011

Hubble chega a um milhão de observações

Por Inovação Tecnológica 
Telescópio espacial registra marco histórico
HAT-P-7b, exoplaneta a 1.000 anos-luz de distância. Ilustração. Crédito: NASA/ESA
Na segunda-feira, 04 de julho, aquele que é o instrumento científico mais popular da história registrou a sua observação número um milhão. E a milionésima observação do Hubble foi feita em busca de água na atmosfera de um exoplaneta a 1.000 anos-luz de distância. Infelizmente, embora o Hubble seja bem conhecido por suas imagens deslumbrantes, a observação é uma medição espectroscópica, onde a luz é dividida em suas cores componentes. Estes padrões de cores podem revelar a composição química de fontes cósmicas e corpos celestes.

Assim, o milionésimo "Uau!" terá que se contentar com uma ilustração artística do planeta HAT-P-7b, um gigante gasoso maior do que Júpiter, orbitando uma estrela mais quente do que o nosso Sol. O HAT-P-7b, também conhecido como Kepler 2b, tem sido estudado pelo Telescópio Kepler, depois que ele foi descoberto por telescópios terrestres. A principal missão do Kepler é encontrar exoplanetas semelhantes à Terra.

O Hubble agora está sendo usado para analisar a composição química da atmosfera do planeta. Nesta observação histórica, ele foi usado para procurar por vapor de água e estudar a estrutura atmosférica do planeta através de espectroscopia. "Nós estamos procurando a assinatura espectral do vapor de água. Esta é uma observação extremamente precisa, e serão necessários meses de análise antes de termos uma resposta", disse Drake Deming, da Universidade de Maryland. "O Hubble demonstrou que é ideal para caracterizar as atmosferas de exoplanetas e estamos animados para descobrir o que este mundo irá revelar", completou.

Revolucionário - O Telescópio Espacial Hubble foi lançado em 24 de abril de 1990, a bordo do ônibus espacial Discovery, na missão STS-31. Suas descobertas revolucionaram quase todas as áreas das pesquisas astronômicas, da ciência planetária à cosmologia.
 
 
agradecimentos a:
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo