quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Boatos sobre aproximação de cometa - esclarecimento da NASA

Por Terra 
Agência espacial resolve responder várias questões e desmistificar as divagações virtuais em torno do tema
Respostas seriam facilmente encontradas em sites especializados. Crédito: Enkera



O cinema nos acostumou a ver cometas e asteróides como um perigo à Terra, e a Internet transforma esse costume em um mar de especulações. Contudo, a grande maioria desses objetos não apresenta nenhum risco de colisão no nosso planeta e, no máximo, eles são um espetáculo para quem gosta de observar sua passagem.

A aproximação do cometa Elenin (C/2010 X1), que deve chegar ao ápice nos próximos meses, traz novamente apreensão e boatos: existe risco de colisão? Ele pode afetar as placas tectônicas e causar terremotos? O objeto pode ser responsável pelo bloqueio da luz do Sol?

A Agência Espacial Norte-American (NASA) decidiu responder esses boatos e outros sobre a passagem do Elenin. Acompanhe a seguir as respostas da agência:

Quando o cometa vai ficar mais próximo da Terra e aparecer mais brilhante? Segundo a NASA, no dia 16 de outubro de 2011 o Elenin vai chegar a 35 milhões de km da Terra. A distância é enorme - o equivalente a 90 vezes a distância da Terra à Lua e não há risco de colisão.

O cometa pode nos influenciar no futuro (como mudar as marés ou até as placas tectônicas)? A agência afirma que essas são algumas das especulações incorretas encontradas na Internet sobre o Elenin. "Então, se você tem uma bola de gelo suja de tamanho modesto se aproximando a 35 milhões de km, ela terá uma influência imensuravelmente minúscula no nosso planeta. Por comparação, meu carro exerce uma influência maior nas marés do que o cometa Elenin irá fazer", diz Don Yeomans, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da (JPL) NASA.

O cometa pode bloquear o Sol e causar três dias de escuridão? Yeomans explica que, visto da Terra, o Elenin não irá passar pela frente do Sol. Mas, caso ele passasse, o cientista lembra que o cometa tem entre três e 5 km de largura, contra 1.392.082 km do Sol. A Lua, que está bem mais próxima e tem quatro mil km de diâmetro, consegue fazer um rápido eclipse de anos em anos. O cometa teria que estar a 400 km de distância - aproximadamente a distância da Estação Espacial Internacional (ISS) - para bloquear o Sol.

Existe uma estrela anã-marrom ou negra na periferia do Sistema Solar e o Elenin está relacionado a ela? "Se tivéssemos uma estrela anã-marrom no Sistema Solar externo, nós veríamos ela, detectaríamos sua energia infravermelha e mediríamos sua perturbação em outros objetos. E não existe essa coisa de 'anãs-negras'", diz David Morrison, do Instituto de Astrobiologia da NASA.

O cometa Elenin vai ser visível a olho nu quando estiver próximo? Segundo a agência espacial, ainda não se sabe se ele será visível a olho nu, mas, ao que tudo indica, será necessário pelo menos o uso de binóculos e um céu muito escuro. No entanto, já se sabe que ele não será nem parecido com o Hale-Bopp (1997), o cometa mais brilhante das últimas décadas. Na verdade, a expectativa dos astrônomos não é por um grande show visual em sua passagem, mas sim pelos dados que ele pode oferecer, já que vem de além dos planetas do Sistema Solar e demorará milhares de anos para nos visitar novamente.

A NASA chama o cometa de "wimpy" [fracote]. Por quê? Conforme a agência, o apelido se refere à fraca luminosidade do Elenin comparado a outros grandes cometas que passaram pela Terra, em especial o Hale-Bopp. Yeomans lembra que, ao contrário do irmão maior, o Elenin deverá precisar de binóculos e condições adequadas para ser visto, por isso é chamado de "fracote".

Por que não se fala muito o Elenin? Se ele é tão fraco e não apresenta nenhum perigo, por que não há muita informação pública? A falta de interesse da imprensa, afirma a NASA, é exatamente pelo fato de o cometa ser pequeno e sem brilho. Muitos cometas são descobertos todo o ano, o Elenin está recebendo atenção exagerada por causa dos boatos na Internet. E os dados sobre o objeto estão disponíveis ao público em programas como o Asteroid Watch.

A NASA estaria observando o Elenin muito mais que outros cometas. Isso é verdade? Há um programa ativo de observações de cometas e asteroides relativamente próximos à Terra, popularmente conhecido como Spaceguard. Contudo, a agência afirma que a popularidade do Elenin faz com que ele atraia mais astrônomos amadores, mas isso não significa que receba mais atenção dos profissionais.

O diagrama divulgado do Elenin mostra ângulos e curvas, o que não é comum em outros casos de cometas. Por quê? Conforme a agência espacial, o diagrama se refere a uma ferramenta que mostra a órbita de cometas e asteroides no site do Programa de Objetos Próximos à Terra [Near-Earth Object Program, NEO]. Conforme a agência, o que é mostrado ali é apenas uma simulação simples e automática da órbita do objeto, sem relação ao trabalho de rotina da NASA. Para dados mais acurados (e bem mais técnicos), Yeomans sugere o sistema do programa Horizons.



Nota da redação: No ano de 1997, a seita Heaven's Gate [Portal do Paraíso] levou 39 pessoas à morte num suicídio coletivo na Califórnia (EUA). Eles achavam que uma nave extraterrestre estaria estacionária atrás do cometa Hale-Bopp aguardando por seus "escolhidos" [Veja Portal leva ao paraíso ou ao inferno?].

Portal da Ufologia Brasileira, link: http://www.ufo.com.br/noticias/boatos-sobre-aproximacao-de-cometa---esclarecimento-da-nasa

Acesse o Monitoramento de Asteróides Próximos à Terra, em português.

Leia também:

Sonda STEREO-B inicia captação de imagens do cometa Elenin

Cometa que se aproxima da Terra provoca divergências na Internet
 
 
Agradecimentos a: 
 
Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira 
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo