quinta-feira, 12 de julho de 2012

Encontrada nova lua em Plutão

Por Inovação Tecnológica 
Pequeno, mas muito 'enluarado'
Esta imagem, feita pelo telescópio espacial Hubble, mostra as cinco luas orbitando o planeta anão Plutão. A quinta lua, descoberta agora, está circulada em verde. Crédito: NASA/ESA/M. Showalter/SETI Institute





Utilizando imagens do telescópio espacial Hubble, um grupo de astrônomos descobriu a quinta lua do planeta anão Plutão. Embora as imagens não sejam muito claras, os pesquisadores estimam que a lua tenha um formato irregular, medindo entre 9,5 e 24 km de extensão. Ela circunda Plutão em uma órbita circular com 93.000 km de diâmetro, aparentemente no mesmo plano das outras quatro luas já conhecidas do planeta anão.

"As luas formam uma série de órbitas perfeitamente aninhadas, parecidas com bonecas russas", comentou Mark Showalter, do Instituto SETI, líder da equipe, que se disse intrigada sobre como um mundo tão pequeno pode ter uma coleção tão complexa de satélites. A teoria mais aceita é que todo o sistema é resultado de uma colisão entre Plutão e outro grande objeto do Cinturão de Kuiper, ocorrida provavelmente há bilhões de anos.

A descoberta significará mudanças de planos na rota da sonda espacial New Horizons, da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), que deverá chegar a Plutão em 2015.

Luas de Plutão

A maior lua de Plutão, Charon, foi descoberta em 1978. Em 2006, o Hubble descobriu as luas de Plutão de números dois e três: Nix e Hidra.

Em 2011, foi a vez a P4 (S/2011 P 1), a quarta lua de Plutão, também descoberta pelo Hubble. A quinta lua está sendo provisoriamente chamada de P5 (S/2012 P 1).







Agradecimentos a:
 

Paulo R. Poian.
Coordenação Portal da Ufologia Brasileira www.ufo.com.br
Consultor da Revista UFO Brasil

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo