quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Sistema de certidões eletrônicas começa a funcionar em São Paulo

As certidões de nascimento, casamento e óbito poderão ser solicitada pela internet. O sistema será implementado em outros cinco estados brasileiros.


Alberto Gaspar - Jornal Hoje
São Paulo 
 
 
 



A partir desta terça-feira (18), em todo o estado de São Paulo, começam a funcionar as certidões eletrônicas. Com o novo sistema, certidões de nascimento, casamento ou óbito poderão ser solicitadas à distancia, sem deslocamento até o cartório onde ela foi lavrada.


Todos os 836 cartórios de registro civil paulistas estarão aptos a fazer as certidões pela internet, no prazo máximo para entrega de 48 horas. “Facilita o usuário e principalmente o cartório na sua atividade diária. A gente enfrenta grandes dificuldades na questão de localização e cumprimento das obrigações legais”, explica Luis Carlos Vendramin Jr., da Associação dos Registradores de SP.


A ferramenta de busca, que localiza onde determinado registro foi feito, já tem todos os documentos emitidos a partir de 2005. A cada seis meses vai retroagir mais 10 anos.


O mesmo sistema já está em fase de implantação em outros cinco estados: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso, Rondônia e Ceará. A ideia é chegar a todos, interligando o Brasil inteiro. Mais do que oferecer conforto aos cidadãos, pode ser uma importante fonte de informações para a elaboração de políticas públicas: creches para quem nasce, moradia para quem se casa e combate a fraudes com nomes de pessoas mortas.


Segundo José Renato Nalini, corregedor geral da Justiça de São Paulo e entusiasta do projeto, as possibilidades são muitas: “Isso vai permitir um planejamento muito mais eficiente. O estado brasileiro será outro a partir dessa cobertura por redes eletrônicas de todos os serviços estatais.
 
blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo