8 de março: dia internacional da mulher... parabéns mulheres...
As mulheres do Século XVIII eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias.
É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais. Dentro deste contexto, 129 tecelãs da fábrica de tecidos Cotton, de Nova Iorque, decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito à jornada de 10 horas.
Era 8 de março de 1857, data da primeira greve norte-americana conduzida somente por mulheres. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs. Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.
Tu tens uterinidade
E te entranhaste em mim.
Carrego-te, de verdade,
Pela vida, até o fim.
Tu foste, primeiro lar,
O meu mais puro alimento.
Teu leite puro, a jorrar,
Meu mais sublime fermento.
Foste a menina faceira,
Comigo sempre a brincar,
Subindo na goiabeira
Pra ver o tempo passar.
Foste, ainda, a namorada,
Candura em plenitude,
Que me alegrou a jornada
Da saudosa juventude.
Depois foste a companheira
De minha maturidade,
A guardiã da trincheira
De minha felicidade.
E, ainda, em ti nasceu
O fruto de nosso amor,
Muito mais teu do que meu,
Porque parido na dor.
Paciente madroeira,
Envelheceste comigo.
Passaste tua vida inteira
Dando-me força e abrigo.
Meu dias foram os teus,
Sonhando te ver feliz,
Pedindo perdão a Deus
Pelo bem que não te fiz.
(enviada por anônimo)
Fonte:Pobre Virtual (Passa lá)
Comentários