quarta-feira, 3 de setembro de 2008

O que são lentes de contato?


São próteses transparentes destinadas a serem colocadas sobre a CÓRNEA para a correção dos DEFEITOS DE REFRAÇÃO. Embora possam ser utilizadas por razões estéticas, há casos em que apenas as lentes de contato podem melhorar a visão, como ,por exemplo, em pacientes com ceratocone.
Quais os tipos de lentes de contato que existem?
Existem basicamente dois tipos de lentes de contato: as rígidas (gás-permeáveis ou não) e as gelatinosas (hidrofílicas). As lentes rígidas são mais duráveis, mais fáceis de limpar, corrigem quase todos os tipos de grau, e podem ser usadas simultaneamente com a maioria dos COLÍRIOS. Entretanto, podem ser desconfortáveis durante o período de adaptação e são mais fáceis de se deslocarem. As lentes gelatinosas são confortáveis desde o primeiro dia de uso e raramente se deslocam, porém proporcionam menor nitidez em alguns tipos de ASTIGMATISMO, e apresentam maior facilidade para formação de depósitos, contaminações e infecções (sua limpeza deve ser mais rigorosa). Depois de realizado o exame, o oftalmologista terá os dados necessários para selecionar as lentes mais indicadas em cada caso.
As lentes de contato podem escorregar para trás do globo ocular?
A anatomia do OLHO não permite que a lente se desloque para trás dele, mas ela pode permanecer escondida sob as PÁLPEBRAS. Se não for possível removê-la, o oftalmologista deve ser procurado.
As lentes de contato podem causar danos ao olho?
Devido ao contato com os OLHOS, as lentes necessitam de um acompanhamento do oftalmologista. Embora sejam seguras em pacientes bem adaptados e controlados, algumas alterações oculares podem ocorrer, sendo a infecção a mais temida. Se o paciente estiver bem orientado, a chance de complicação é pequena.
Quais são as indicações para o uso das lentes de contato?
As lentes de contato podem ser usadas para fins estéticos, substituindo os ÓCULOS, em casos de MIOPIA, HIPERMETROPIA, ASTIGMATISMO e PRESBIOPIA, com a vantagem de não machucar o nariz e não atrapalhar a VISÃO LATERAL, permitindo maior liberdade à prática esportiva. Também pode ser usada para fins cosméticos, modificando a cor dos olhos, com o uso de lentes gelatinosas coloridas (com ou sem grau). Podem também ser indicadas para cobrir defeitos da superfície ocular, em pessoas com cicatrizes aparentes na CÓRNEA (indicação protética). Além disto, várias doenças corneanas só podem ser curadas ou controladas com o uso de lentes de contato gelatinosas terapêuticas. Em alguns casos, as lentes de contato proporcionam melhor VISÃO do que os óculos, em pessoas portadoras de CERATOCONE (doença que leva a deformidade da córnea), ANISOMETROPIA (graus muito diferentes entre os dois olhos) e astigmatismo irregular (deformidade da córnea, que pode ocorrer após trauma ou cirurgia).
Todes as pessoas podem usar lentes de contato?
Não. Em casos de alergia ocular severa, baixa produção lacrimal (OLHOS SECOS), infecção ocular crônica ou alguma doença corneana, o uso de lente de contato pode ser contra-indicado. Antes de indicar as lentes de contato, o oftalmologista fará um exame completo para certificar-se de que não há doença ocular que impeça o seu uso.
As lentes de contato podem ser usadas em qualquer idade?
Sim. Não há idade mínima ou máxima para o uso das lentes de contato. Quem determina é o médico. Um bebê operado de CATARATA congênita necessita usar lentes de contato, bem como uma criança ou pessoa idosa que apresente ANISOMETROPIA (grande diferença de grau entre os dois olhos). Deve haver consciência quanto a necessidade de seguir as orientações do especialista para evitar problemas aos olhos, e o usuário ou seu responsável deve ser capaz de manusear adequadamente as lentes de contato.
Posso dormir com as lentes de contato?
Alguns tipos de lentes podem ser usadas durante o sono, porém há sempre um maior risco associado. A capacidade de uma lente de contato transportar oxigênio do ar para a CÓRNEA é que determina o número de horas de uso. Esse tempo não é igual para todos, devido às diferenças individuais influenciadas pela qualidade e quantidade do FILME LACRIMAL. O acompanhamento de adaptação pelo oftalmologista pode determinar o tempo de uso permitido para cada usuário.
Quais os cuidados a serem tomados com as lentes de contato?
Antigamente era necessário o uso de vários produtos para limpeza, enxágüe e desinfecção das lentes de contato. Hoje em dia, existem no mercado soluções multi-uso, que podem ser usadas na maioria dos casos realizando todas as etapas com um único produto, tornando mais fácil e prático o uso das lentes de contato.
Dr Theo Tucci de Almeida
Médico Oftalmologista

Informativo ACIL

2 Comentários:

Flip aKa House disse...

Bom artigo! As Lentes de Contacto não são um brinquedo e convém estar o mais esclarecido possivel antes de as começar a usar. O seu artigo, sem dúvida, ajuda a esclarecer questões. Gostava de saber, se tendo o conhecimento de todos os requisitos e caracteristicas necessárias para as minhas lentes, existe alguma diferença entre comprar as minhas lentes numa óptica com presença "fisica" ou em uma loja online como esta http://www.contactlenseseurope.com ?

kharhan disse...

Sempre é bom ter um profissional ou seja, um oftalmologista, pois em se tratando da nossa saude fica arriscado comprar qualquer lente sem receituário medico.

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo