quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Arquitetura vulcânica - Itália


O “Bom Vulcão”, do arquitecto italiano, Renzo Piano, é um projecto arquitectónico ambicioso, que visa fundir-se com a paisagem, e não só ocupá-la. Baseado numa arquitectura sustentável, é em Nápoles a imagem reduzida do Monte Vesúvio à sua frente. Inaugurado em 2007, integra uma zona comercial e zonas de lazer, com o desejo de ser tornar um ponto de encontro na comunidade.




A Itália possui um dos cenários vulcânicos mais activos, marcantes, e deslumbrantes de todo o Mundo. Quem não se recorda da cidade de Pompeia, imortalizada nas cinzas? Numa paisagem tão característica, qualquer projecto arquitectónico se destacaria, ou não tivesse Nápoles o Monte Vesúvio como pano de fundo. Para contrariar este facto, o arquitecto italiano, Renzo Piano, propôs-se criar um edifício que, mais que ocupar esta paisagem, seja parte integrante dela.



O Vulcano Buono é um projecto inovador que, na tradução, é literalmente um “bom vulcão”. Alinhado com o monte Vesúvio à sua frente, este edifício parece a sua versão mais reduzida, sendo o seu aspecto, à primeira vista, o de um vulcão comum. No entanto, não poderia ser mais diferente. Renzo Piano pretendeu criar uma visão contemporânea do mercado italiano, integrando no mesmo espaço áreas comerciais e locais para a realização de eventos e reuniões, que promovam o diálogo e a união interpessoal.

O vulcão artificial, inaugurado a 7 de Dezembro de 2007, inclui na sua cratera uma praça com 150 metros de diâmetro, onde se localizam um teatro exterior e um mercado tradicional, bem como espaços verdes. Ao redor desta área central, numa série de anéis concêntricos, foi criado o suporte para as áreas comerciais do centro.



Este projecto é, no fundo, um centro comercial actual, com espaços públicos, lojas, restaurantes, um hotel, escritórios, etc. O que é realmente notável acerca do Vulcano Buono é a sua natureza de integração com o meio, que vai muito além do aspecto paisagístico. Construído de betão reforçado, a cobertura do edifício, que corresponde às encostas do vulcão, é feita com terra e plantas, visando não só uma acrescida estabilidade estrutural do mesmo dada pelas raízes, mas também amenizar o impacto ambiental de uma estrutura como esta. Indo mais longe, o isolamento conferido pelas plantas é complementado com a integração de clarabóias que permitem a passagem da energia solar para o interior do edifício, reduzindo as necessidades energéticas, quer na iluminação, quer na climatização dos espaços.


Este é um projecto único mas que, como muitos outros, tenta aliar a arquitectura contemporânea às necessidades humanas, mas sem nunca esquecer a harmonia possível e necessária entre o Homem e o ambiente que o rodeia.





Fonte: Vulcano buono

Alexandre Romero, um cidadão do mundo. Classicista, escritor, fotógrafo, pintor experimental, o homem dos mil ofícios.


Fonte:: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo