sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Bienal do design de Milão a Veneza?

Milão, Ansa - Há os que consideram esta ideia bastante idiota, e também os que defendem que "tentam roubar pedaços da cidade de Milão", mas todos, entre políticos da capital lombarda, operadores do design e empresários que fazem referência ao Salão do Automóvel, discordam da proposta de criar uma Bienal do Design em Veneza.



"Penso que se deve construir e valorizar cada vez mais o que já existe e não construir sobre a água", afirma a prefeita local Letizia Moratti, que ontem (11) participou de uma coletiva à imprensa de apresentação do Salão.
Opinião análoga é a de Rosario Messina, presidente de Federlegno Arredo, que promove a feira. "Acho que o design sobre as águas poderia flutuar muito bem, alfineta. Em Veneza não podem falar de algo que nunca participaram nos últimos 50 anos".


Ainda mais cáustico foi o presidente di Cosmit (a sociedade de Federlegno que organiza o citado Salão), Carlo Guglielmi, que definindo a proposta como "uma idiotice", afirma que "Veneza é uma cidade tão rica de patrimônio artístico quanto pobre de inovação. Sugiro que, caso queiram, nos chamem para que os ajudemos a melhorar as bienais que eles já montam por lá".


Um coro de 'NÃOS' -
Ao coro de "não" se somam as vozes do assessor municipal para as Atividades Produtivas, Giovanni Terzi ("Sinto muito que existam cidades concorrentes que tentam tirar de Milão pedaços de excelências") e de Enrico Pazzali, o administrador da Feira de Milão que abriga o Salão ("a proposta me parece completamente inadequada").
Empresários também manifestam sua contrariedade. "Mesmo sendo do Triveneto, de Udine - afirma por exemplo Roberto Snaidero - penso que não devemos fazer cópias, em detrimento da qualidade. Veneza não tem a cultura necessária para fazer coisas deste tipo".


"É uma bobagem - conclui Davide Rampello, presidente da Trienal de Milão, que abriga o Museu do Design - até pensar em um eventual evento em chave cultural: o Salão já é o evento mais culto que existe no mundo para esse setor, porque neste campo da cultura, a inovação, as propostas, os novos fermentos, são indivisíveis do mercado".


"A Capital do Design é e sempre será Milão -
"Milão é o design e o design é Milão: acredito que se deva construir e valorizar cada vez mais e melhor o que já existe e não construir sobre as águas". Assim a prefeita de Milão, Letizia Moratti, comenta a proposta sugerida recentemente de criar uma Bienal do Design em Veneza.
"Acredito que as coisas - disse a prefeita em paralelo à apresentação do Salão do Automóvel - devem fazer sentido: a área da grande Milão representa o maior número de empresas do design, o maior número de empregados, o faturamento mais alto e a maior cota de exportação".


"Por todos estes motivos - acrescentou a prefeita - Milão é e continuará sendo a capital do design. Milão tem uma primazia e quer esta primazia reconhecida, mas é também o que me garantiu o ministro Sandro Bondi (Bens Culturais)".


Sobre os motivos que originaram a proposta veneziana, a prefeita comentou que "é correto fazer propostas inovadoras, mas também é justo que as decisões sejam tomadas com base no que é razoável".

blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo