domingo, 14 de fevereiro de 2010

Visão geral dos sites de genealogia


A Internet contém milhares de páginas que abordam todos os assuntos concebíveis, tornando mais fácil do que nunca seguir o percurso histórico de seus ancestrais. Existem muitos sites dedicados à genealogia. Alguns deles levam você a outros sites, e outros contêm as informações que você procura. Alguns são especificamente genealógicos (criados com genealogistas em mente), enquanto outros são sites gerais que podem ser usados para pesquisas genealógicas.

Você pode pesquisar sua árvore genealógica usando vários sites de genealogia

A Internet contém inúmeras publicações disponíveis a qualquer pessoa que tenha acesso a um computador. Suas páginas apresentam uma variedade de assuntos, organizações e informações. Existem muitas maneiras de usar a Internet, tanto para identificar sites úteis quanto para buscar diretamente por seus ancestrais. Elas incluem:


• mecanismos de busca genéricos


• diretórios


• bancos de dados de genealogia compilados


• registros transcritos


• páginas de história familiar compiladas


• índices e catálogos de bibliotecas


Vamos iniciar nossa discussão com os mecanismos de busca genéricos. Veja a próxima página para obter uma lista de mecanismos de busca e conselhos úteis sobre como usá-los para a sua genealogia.

Usando mecanismos de busca genéricos para pesquisar uma genealogia

Se a Internet pode ser considerada um biblioteca gigante, então os mecanismos de busca são o seu catálogo bibliográfico para a Internet. Sem usar o catálogo bibliográfico de sua biblioteca, é quase impossível descobrir livros que podem ajudá-lo. Da mesma maneira, se você não souber como usá-lo efetivamente, terá problemas para localizar as informações que esperava descobrir.


Mecanismos de busca genéricos ajudam as pessoas a descobrir coisas na Internet quando elas dispõem do endereço na web ou não sabem se existe algum site para um assunto específico. No momento, não existe um mecanismo de busca genérico que catalogue a World Wide Web inteira. Existem vários mecanismos de busca genéricos e você pode rapidamente escolher um favorito.

Diferentes métodos de catalogação da Web geram diferentes resultados em cada mecanismo de busca. Tente esses mecanismos de busca genéricos:
• Google (www.google.com)



• HotBot (http://www.hotbot.com/ - em inglês)


• Dogpile (www.dogpile.com - em inglês)

• Ask.com (www.ask.com - em inglês)

Tornando os mecanismos de busca genéricos mais eficazes


A maioria dos genealogistas tenta os mecanismos de busca genéricos para pesquisas básicas e depois os dispensa quando suas pesquisas se tornam mais detalhadas. Isso pode ser um erro.


Nenhum mecanismo de busca irá revelar somente as informações que você busca. Referências falsas são links que o levam a sites não relevantes. Uma maneira de eliminar possíveis referências falsas é acrescentar a palavra genealogia no campo de busca. Porém, lembre-se de que os sites que não usam a palavra "genealogia" no site ou codificada em seus sites serão eliminadas dos resultadas da busca. Cuidado para não bloquear acidentalmente os sites de histórias familiares úteis com essa abordagem.


Outro método é buscar em locais onde seus ancestrais viveram. Por exemplo, se você estiver procurando por Stephen Webster que viveu em Haverhill, Middlesex, Massachusetts, você deve tentar buscar por "Stephen Webster" Haverhill. Isso restringe o número de referências obtidas e aumenta a probabilidade que de eles pertençam ao seu ancestral.


É claro que quanto mais comum o nome, menos eficaz será um mecanismo de busca genérico. É necessário alguma prática para descobrir como restringir a busca sem bloquear sites potencialmente úteis.


Mecanismos de busca genéricos também são ótimos para pesquisar a história de um evento ou localidade. Por exemplo, talvez você tenha ouvido uma história familiar sobre um de seus ancestrais ter sido enterrado em sepultura coletiva, na cidade de Nova York. Uma busca geral por "sepultura coletiva" cidade de Nova York deve revelar algumas cidades que detalham a história desse sepultura coletiva em particular.


O que os mecanismos de busca genéricos não podem fazer é mostrar o que há nos bancos de dados de genealogia compilados. Isso deve-se ao modo como os dados são armazenados. Geralmente você deve usar uma ferramenta de busca dentro do site para visualizar as informações.


Nunca presuma que ninguém mais estaria interessado no assunto sobre o qual você tem perguntas. A Internet oferece ao mundo um local para criar páginas sobre seus vários interesses.


Os diretórios são muito diferentes dos mecanismos de busca genéricos, mas podem ser tão valiosos quanto eles para o seu projeto de genealogia.

Usando diretórios da Internet para pesquisar genealogias

Os diretórios oferecem uma visão diferente da Internet. Um diretório na Internet é como um índice de livro. Um índice de livro informa as páginas nas quais encontrar uma pessoa ou assunto específico. Um diretório da Internet informa os sites para um determinado assunto. Enquanto os mecanismos de busca genéricos procuram por termos encontrados tanto em uma página da Web quanto em um código (que você não vê, mas que o seu software de navegação da Internet pode interpretar), um diretório se baseia nas informações encontradas na página inicial de um site da web e é organizado com intervenção humana. Os diretórios são dispostos por títulos de assuntos, com uma lista de sites geralmente organizada alfabeticamente sob o título do assunto.


Os diretórios podem ser grande poupadores de tempo. Inserir o nome de um ancestral em um diretório e vê-lo surgir sempre produz uma sensação boa. Quando isso ocorre, visualizar o registro original é tão fácil quando clicar sobre o nome.


Devido ao envolvimento humano, os diretórios podem, de fato, oferecer uma chance melhor de encontrar páginas com informações genealógicas. Existem vários diretórios na web direcionados exclusivamente à sites de genealogia.


Tente esses diretórios de genealogia:

• Cyndi's List (www.cyndislist.com - em inglês)


• Inúmeros links de genealogia (www.genealogytoday.com - em inglês)


• Ancestor Quest (www.ancestorquest.com - em inglês)


• Links de genealogia na web (www.genealogy.freewebsitehosting.com - em inglês)


• FamilyTree.com, Um diretório de genealogia gráfica (www.familytree.com - em inglês)

Cada diretório é disposto diferentemente. O maior deles é o Cyndi's List, com mais de duzentos mil links. Ela organizou a lista por títulos e subtítulos. Por exemplo, você pode selecionar o título Newspaper (jornal), e depois o subtítulo History (história), que contém vários links para sites da Internet que pertencem a esse assunto. A organização dos links depende das pessoas que compilaram o diretório. Sendo assim, os links nem sempre podem estar sob o título que você espera. Alguns sites de diretório oferecem uma função de busca para que você possa ter certeza que de não está perdendo qualquer link.


Ao procurar por tipos de dados específicos, use mecanismos de busca gerais e diretórios. Eles o ajudam a encontrar bancos de dados baseados em localidade, etnia ou crenças religiosas, sobrenomes e tipo de registro. Eles podem dar a você uma idéia do que existe na Internet e ajudá-lo a encontrar registros transcritos e páginas de história familiar compiladas.


Às vezes, tudo o que você precisa para concluir seu histórico familiar são informações brutas, como um nome, data ou local. Bancos de dados de genealogia compilados que armazenam esses dados estão se tornando mais populares, e alguns deles são gratuitos.

Usando bancos de dados genealógicos compilados

Dados brutos é o que os genealogistas esperam encontrar na Internet. Para os genealogistas, dados brutos são qualquer nome, data, local ou índice que leve um pesquisador a mais registros ou informações. É por isso que bancos de dados de genealogia compilados estão ganhando popularidade rapidamente.


Alguns índices e bancos de dados são gratuitos, enquanto outros são acessíveis somente por meio de assinatura. Você pode ser capaz de iniciar imediatamente a sua pesquisa visitando alguns poucos bancos de dados e depois pode decidir cadastrar-se em um ou mais dos sites pagos posteriormente. Os sites gratuitos permitem que você experimente buscas ou insira informações em formulários de busca. Como esses sites são gratuitos, você pode não se sentir tão frustrado se a busca não funcionar imediatamente. Cada descendência é diferente: os registros e recursos que oferecem a maioria das informações diferem de pesquisador para pesquisador. Usar os sites gratuitos é uma boa maneira de ter uma idéia sobre se a sua linhagem particular ou região na qual seus ancestrais viveram foi bastante pesquisada.

Os sites de genealogia gratuitos incluem:


• FamilySearch (www.familysearch.org - em inglês), o site da Biblioteca de História Familiar da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Para qualquer pessoa que deseje pesquisar seus ancestrais, esse site gratuito inclui entradas que revelam nascimentos, mortes, casamentos, agregados familiares, linhagens, ancestrais e descendentes, e alguns índices para registros oficiais (nascimento, casamento e morte) e registros do censo.


• Olive Tree Genealogy (www.olivetreegenealogy.com - em inglês) oferece bancos de dados gratuitos de listas de passageiros de navios, alguns sites especializados em ancestrais imigrantes, guias "como fazer", tutoriais, e muito mais.


• RootsWeb (www.rootsweb.com - em inglês), propriedade da Ancestry.com (em inglês), é gratuito e tem muitos bancos de dados exclusivos que incluem nascimentos, mortes, casamentos, fichas militares e bancos de dados para colocá-lo em contato com possíveis parentes.


Todos esses bancos de dados foram doados por colegas pesquisadores.


Sites de bancos de dados comerciais, como o Ancestry.com (em inglês) e o Genealogy.com (em inglês), oferecem uma ampla coleção de dados que incluem fichas, registros transcritos, imagens digitalizadas e muito mais. A grande pergunta é: eles valem o preço da admissão? A maioria dos genealogistas acredita que sim se você encontrar o que está procurando, mas, é claro, não existe uma garantia. Uma regra geral com sites comerciais é se inscrever por um ano, e se durante esse ano você não encontrar alguma coisa, mesmo com o novo conteúdo acrescido à coleção, reconsidere a renovação da sua assinatura. Alguns sites com assinatura estão disponíveis em bibliotecas públicas, assim você pode experimentá-los nesses locais.


Sites gratuitos podem não ser tão completos quando sites pagoss, mas sua principal vantagem, é claro, é a gratuidade.

Usando registros transcritos para pesquisar genealogias de família

Uma transcrição é uma cópia digitada ou escrita a mão de um documento original com exatamente a mesma redação, ortografia e pontuação. Registros podem ser transcritos de muitas fontes: você encontrará índices e outras listas compiladas que incluem registros oficiais, registros de censo, inscrições de lápides, registros militares e mais.


Registros transcritos foram uma das primeiras coisas a surgir na Internet, especialmente com a criação e expansão dos Projetos USGenWeb (www.usgenweb.org - em inglês) e WorldGenWeb (www.worldgenweb.org - em inglês). Esses e vários outros sites existem exclusivamente como uma maneira de compartilhar os maravilhosos esforços voluntários de genealogistas do mundo todo. Esses genealogistas transcrevem registros e os colocam online, trazendo informações sobre um determinado estado, condado americano, cidade, condado inglês, província ou paróquia para pesquisadores que podem nunca ter a oportunidade de visitar fóruns, cemitérios ou outros arquivos nos quais os documentos originais estão guardados.


Dispostos a partir da maior jurisdição para a menor, esses projetos incluem informações compartilhadas por administradores voluntários dos sites. Um site pode incluir transcrições de biografias encontradas na história do condado do século XIX, assim como índices para registros de nascimento, morte ou casamento. Você pode encontrar um site que ofereça aos seus membros um local para a divulgação de inscrições de lápides com ou sem fotografias correspondentes às lápides em questão. Esses sites também são úteis para descobrir a localização dos registros originais de um determinado condado ou município. Eventualmente você precisará usar a Internet para mais do que apenas procurar nomes. Você descobrirá que grande parte do real valor genealógico da Internet está em ajudá-lo a descobrir o que não está disponível online.


Os sites de histórias familiares compilados por terceiros podem ser outra boa fonte para o seu projeto genealógico. Descubra os prós e os contras de usá-los

Usando histórias familiares compiladas para pesquisar genealogias de famílias


Muitos pesquisadores usaram o recurso de criação de página da Web em seus programas genealógicos para criar uma página de história familiar compilada. Isso refere-se às páginas e sites em estilo narrativo que exibem gráficos de linhagem e informações sobre grupos familiares em uma página da Web. Você pode achar compiladores que incluem gráficos de linhagens e páginas de grupos familiares reais além da "história" da família. Muitas pessoas que usam seus programas de genealogia para criar essas páginas também dispõem de um índice, com links diretos que o levam a seções específicas de gráficos de linhagens, páginas de grupos familiares ou narrativas.


Ao ler vários gráficos e relatórios narrativos e tomar notas e acrescentar informações aos seus próprios gráficos, lembre-se de que, assim como ocorre com todas as pesquisas compiladas, é possível que nem todas as informações sejam corretas. Assim como as histórias familiares publicadas encontradas nas prateleiras de muitas bibliotecas podem conter erros, essas versões online também podem. Porém, essa possibilidade não significa que você não deva usar os livros das bibliotecas ou as histórias familiares compiladas que encontrar online. De fato, você deve usá-las. Elas o direcionam para outros registros que podem confirmar fatos ou mostrar erros ou discrepâncias. Eles também fornecem nomes de outros membros da família que você nunca soube que existiram. E cada novo nome que você encontra é mais um nome para a árvore genealógica.


A localização desses sites requer o uso tanto de mecanismos de busca quanto de diretórios. Existem muitos sites de histórias familiares que contêm centenas de sobrenomes e famílias. Alguns sites são dedicados a um sobrenome específico, outros são o resultado da pesquisa inteira de um genealogista e incluem muitos sobrenomes.


A citação das fontes é importantíssimo em sites que contêm histórias de família compiladas. Talvez um dos maiores erros que os pesquisadores cometem ao trabalhar com páginas de histórias familiares na Internet é não ir além dessas páginas em suas pesquisas. Quando você utiliza um site de história familiar compilada, você está vendo as conclusões de uma outra pessoa. Para entender o quão precisas são essas conclusões, você precisa saber quais registros e recursos foram utilizados. Ainda que as informações possam ser, de fato, precisas, é importante determinar de onde elas vêem. Mesmo genealogistas experientes cometem erros e, ao transferir dados para uma página da Web, eles podem inadvertidamente misturar alguma coisa.

Se um site de família não indicar de onde suas informações provêm, não hesite em enviar um e-mail pedindo uma citação-fonte. Não é uma boa idéia pedir ao administrador da página para compartilhar todos os registros dele com você, mas é perfeitamente aceitável entrar em contato com ele e perguntar onde as informações foram descobertas.

Localizando registros genealógicos originais online

Nos últimos anos surgiram imagens online de certos registros freqüentemente usados por genealogistas. Na maioria dos casos, esses registros estão disponíveis somente por meio de assinatura com a empresa que os fornecem.


Os registros do censo foram uns dos primeiros a oferecer registros originais online. O censo é realizado nos Estados Unidos a cada dez anos desde 1790. Iniciado em 1850, todos os habitantes de uma residência eram listados por nome, juntamente com informações referentes a sexo, idade e local de nascimento. A partir de 1880, os relacionamentos das pessoas listadas em cada domicílio também foram incluídos. Nos anos de censo subseqüentes, informações adicionais foram reunidas e ofereciam uma visão interna da estrutura familiar, data de casamento, número de filhos, ocupação e mais.


Como o censo lista todas as pessoas de um domicílio e, em alguns casos, identifica os relacionamentos familiares, ele é um dos mais populares registros originais consultados por historiadores de famílias. Você encontrará gráficos digitalizados de registros originais em sites gratuitos e pagos.

Sites de genealogia pagos:

• Ancestry.com (www.ancestry.com - em inglês)


• Genealogy.com (www.genealogy.com/ - em inglês)


Sites de genealogia gratuitos:


• Projeto USGenWeb (www.usgenweb.org - em inglês)


• Ellis Island Records (www.ellisislandrecords.org - em inglês)


• HeritageQuest Online (www.heritagequest.com - em inglês), disponível através de muitas bibliotecas públicas e sociedades genealógicas


Antes de olharmos mais profundamente para as imagens, um tipo de registro precisa ser abordado, já que está se tornando cada vez mais digitalizado: o manuscrito.

Localizando manuscritos genealógicos


O termo manuscrito, como aplicado aos registros buscados em genealogia, refere-se a qualquer coleção não-publicada de documentos. Isso pode ser cartas ou diários de alguém que viajou pela Ferrovia do Oregon, por exemplo. Podem ser as listagens ou livros contábeis de uma loja de secos e molhados. Pode ser até uma história de família compilada nunca formalmente publicada. O National Union Catalog of Manuscript Collections (NUCMC) (Catálogo da União Nacional das Coleções de Manuscritos da Biblioteca Nacional do Congresso - www.loc.gov/coll/nucmc/nucmc.html - em inglês), é um dos melhores locais para procurar por recursos manuscritos. O catálogo online do NUCMC permite que você pesquise entradas do catálogo desde 1986 até hoje. As entradas pré-1986 devem ser pesquisadas em volumes publicados, que a sua biblioteca local pode ter. As entradas do NUCMC incluem o autor (ou originador da coleção), o título pelo qual a coleção está catalogada, o número de itens incluídos na coleção, notas ou outras informações importantes sobre a coleção, assuntos sob os quais ela pode estar catalogada, e o local que armazena o manuscrito. O NUCMC também pode direcionar os genealogistas para locais com manuscritos disponíveis para visualização online.

Digitilizando registros genealógicos: o poder da imagem

Até recentemente, a maioria do material encontrado e utilizado por genealogistas online não era original por natureza: fichas, resumos, transcrições e páginas de histórias familiares compiladas são todos resultados de intervenção humana de uma forma ou de outra. Esses dados foram tanto redigitados de uma fonte impressa, passados por um programa de reconhecimento óptico de caracteres (um programa que permite que o computador leia e traduza em texto as letras tratadas como gráficos de uma página digitalizada), ou são o resultado da conclusão de indivíduos baseada em suas próprias pesquisas.


Registros originais, como o censo, diários, listagens e livros contábeis, há muito tempo estão disponíveis via microfilmes, mas até recentemente eles eram encontrados com mais freqüência somente em coleções de manuscritos de um único local. O acesso limitado geralmente exigia que você viajasse para a fonte ou contratasse um pesquisador profissional para acessar os registros. Hoje, alguns desses registros estão passando pelo processo de digitalização.


A digitalização de registros é similar a tirar uma fotocópia ou fotografia do documento original. Isso significa que você está olhando para a página original, escrita em letra manuscrita autêntica. Para um registro online ser considerado original, ele deve ser uma cópia digitalizada do registro. Ao trabalhar com um registro assim, você precisa se preocupar apenas com os erros e deficiências do registro original, em vez de erros humanos produzidos durante a transcrição ou resumo.


Uma página do censo encontrada online pode ser considerada um original se for uma cópia digitalizada. Uma cópia digitalizada é o equivalente computadorizado de visualizar o censo em microfilme. Como tal, a impressão de uma página do censo da Internet equivale a ir até uma biblioteca, encontrar aquela página em microfilme, e fazer uma fotocópia.


É claro que arquivos digitalizados são, de fato, gráficos, não texto, e eles devem ser baixados antes que você possa visualizá-los. Se você não tem uma conexão veloz de Internet, pode achar frustrante esperar a imagem ser carregada.


Além dos registros do censo, outros itens também estão sendo digitalizados. Edições completas de jornais, incluindo anúncios de nascimentos, casamentos, mortes, processos judiciais e novos itens são um recurso valioso na pesquisa genealógica.


Os genealogistas também usam listas de passageiros em um esforço para identificar os países de origem de seus ancestrais e o ano ou período de sua chegada nos Estados Unidos. Ainda que apenas as listas de passageiros posteriores (aquelas criadas após 1906) incluíssem o local de nascimento real, a partir da década de 1890, os registros também continham informações sobre parentes deixados para trás, incluindo seus endereços. Obviamente, essas informações podem ser úteis para isolar um possível local de nascimento para qualquer imigrante. Talvez somente o chefe da família fosse incluído em alguns registros anteriores. Fichas mais recentes dos mesmos registros podem incluir alguém no núcleo familiar. As listas de passageiros estão disponíveis em microfilme, mas nem todas elas foram indexadas. Esforços de digitalização recentes disponibilizaram algumas listas de passageiros online na forma de índice, assim, verifique-os também.


Outros registros que foram digitalizados incluem cartões de registro de convocações da I Guerra Mundial e fichas de pensão da Guerra Civil. Mensalmente os historiadores de famílias têm novos recursos na Internet.


Visitar sites pagos e mecanismos de busca o ajudarão a encontrar o que está disponível. Os sites pagos, em particular, mantêm seus assinantes atualizados sobre novas adições em seus sites, geralmente publicando uma mensagem na sua página inicial. Eles continuam a acrescentar registros porque desejam manter o seu negócio.


Muitas bibliotecas (por exemplo, os Arquivos Nacionais em Washington, D.C.), alguns arquivos estaduais e bibliotecas presidenciais individuais digitalizaram suas coleções para disponibilizá-las online.

Pesquisando genealogias com bibliotecas online

Algumas bibliotecas e arquivos estaduais e nacionais estão fazendo mais do que simplesmente publicar seus catálogos bibliográficos online: também estão digitalizando algumas de suas mais populares coleções e disponibilizando-as online.


Os Arquivos Nacionais (NARA) em Washington, D.C., iniciou um programa impressionante chamado Access to Archival Databases (AAD) System (sistema de acesso a banco de dados arquivados -(www.archives.gov/aad/index.html - em inglês). Este sistema permite que as pessoas busquem e visualizem registros eletrônicos. Ele inclui alguns bancos de dados pesquisáveis interessantes. Os Arquivos Nacionais também oferecem um poderoso inventário online de alguns conteúdos dos principais arquivos em Washington, D.C., assim como sua rede de 13 arquivos regionais e instalações de registros adicionais, através do Catálogo de Pesquisa de Arquivos (ARC - Archival Research Catalog) (www.archives.gov/research/arc/ - em inglês). Isso está longe de ser completo e não deve ser considerado uma resposta definitiva.


Muitos dos arquivos regionais têm seus próprios sites, como as bibliotecas presidenciais. Alguns deles têm seus catálogos online pesquisáveis. Você pode descobrir mais sobre esses locais de armazenamento verificando o link Locations and Hours (Locais e Horas) na seção Research Room (Sala de Pesquisa) do site do NARA (www.archives.gov - em inglês).


Os Arquivos do Estado da Flórida, outro local de armazenamento que está adotando a tecnologia atual, digitalizou várias de suas coleções, incluindo fichas de serviço da I Guerra Mundial, arquivos de inscrições de pensões da Flórida Confederada, e cessões de terra espanhola (alguns dos primeiros registros que identificam residentes no local que futuramente se tornou a Flórida).


A disponibilidade online de tais registros é um sonho dos genealogistas. Dispor de uma maneira tão conveniente (e normalmente gratuita!) de pesquisar registros obscuros é um incrível poupador de tempo. Isso pode poupá-lo de viajar para o local de armazenamento real do documento, mas mesmo se você não conseguir isso, certamente obterá ajuda para realizar grande parte de sua pesquisa em casa. Você pode adiar a visita até identificar outros indivíduos e registros necessários, para certificar-se de que a sua viagem até o local dos arquivos será verdadeiramente útil.



Ainda que nem todas as bibliotecas e arquivos estejam completamente contidos na Internet, eles permanecem um excelente recurso. Mesmo se você não conseguir visualizar registros originais online, pesquisar os arquivos de uma biblioteca ou catálogo bibliográfico online pode ser um poupador de tempo extremamente valioso. O primeiro passo é usar a Internet para descobrir bibliotecas existentes, especialmente se as únicas informações que você tem são o estado ou condado no qual seus ancestrais viveram. Uma maneira de fazer isso é através de um diretório de catálogos de biblioteca online.


LibDex, The Library Index (www.libdex.com - em inglês), é um ótimo recurso porque compartilha listas de bibliotecas públicas, bibliotecas estaduais, bibliotecas legais e médicas, bibliotecas acadêmicas e mais. Ela permite que você pesquise por bibliotecas usando uma palavra-chave, como a cidade ou uma frase. Você também pode buscar por bibliotecas por condado ou por estado.


A LibDex é uma lista somente dessas bibliotecas que oferecem um site. Nem todos esses sites oferecem catálogos bibliotecários online, mas devem, no mínimo, oferecer informações de contato úteis.


Outro diretório para catálogos bibliotecários é a Gateway to Library Catalogs (www.loc.gov/z3950/ - em inglês). Além de permitir que você pesquise na Biblioteca do Congresso em Washington, D.C., esse site oferece vários links para outros catálogos no mundo todo.

Como usar um índice genealógico online

Os índices que são acessíveis online requerem uma abordagem um pouco diferente de um índice impresso. Ao pesquisar o índice para um livro, é fácil avaliar as variações de ortografia de um sobrenome. Por exemplo, ao procurar pelo sobrenome Johnson você também pode encontrar entradas para Johnsen e Jonson e considerar verificá-las. Porém, quando você digita Johnson em um índice computadorizado, obterá referências somente para essa ortografia, não para quaisquer variações.


Mecanismos de busca não são projetados para adivinhar o que pode ser considerado uma ortografia variante. Com exceção dos bancos de dados da FamilySearch.org (familysearch.org/ - em inglês), que agrupam as variações, existem somente alguns poucos bancos de dados que oferecem uma opção para ortografias alternativas.


A Ancestry.com (www.ancestry.com - em inglês) permite que você solicite uma pesquisa Soundex, que informa ao mecanismo de busca para incluir algumas ortografias variantes. Todas as variações para o sobrenome Johnson têm o mesmo código Soundex, o que significa que um índice online usando uma busca Soundex explora essas variações e mais.


Ainda que você não precise saber como codificar um sobrenome usando o sistema Soundex ao trabalhar em índices online, existem outros registros para os quais você precisará descobrir o código. A maioria dos programas de genealogia inclui uma ferramenta conversora para Soundex, e existem muitos sites que convertem nomes em código. Aqui estão alguns deles:


• Calculadora online gratuita de Soundex (www.frontiernet.net/~rjacob/soundex.htm - em inglês)


• Gerador de código Soundex em Java Script (www.billcarney.com/brickmasons/genmisc/soundex.html- em inglês)


• Sobrenome em código Soundex (searches.rootsweb.com/cgi-bin/Genea/soundex.sh - em inglês)


• Ancestor Search: Sobrenome para conversor Soundex (www.searchforancestors.com/soundex.html - em inglês)


Seja você um genealogista iniciante tentando iniciar a árvore genealógica de sua família ou um genealogista profissional construindo a história de outra pessoa, muitos dos recursos dos quais você precisa estão disponíveis online. Torne sua pesquisa o mais eficiente e fácil possível usando os sites e técnicas mencionados nesse artigo.



SOBRE A AUTORA:

Rhonda R. McClure é uma genealogista profissional que iniciou a pesquisa para a árvore genealógica de sua própria família 20 anos atrás por meio de cursos e conferências de genealogia. Atualmente, ela é autora e palestrante nacional, e orienta novatos nesse hobby fascinante.


Rhonda R. McClure. "HowStuffWorks - Sites de genealogia". Publicado em 26 de abril de 2007 (atualizado em 18 de julho de 2008) http://pessoas.hsw.uol.com.br/websites-genealogia7.htm (14 de fevereiro de 2010)

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo