domingo, 14 de março de 2010

Abruzzo - Itália


Abruzzo é uma região da Italia Central, com 1.324.000 habitantes e com capital L’Aquila. A região faz divisa ao norte com a Marche, ao oeste com o Lazio, ao sul com o Molise e ao leste com o Mar Adriatico.

A região do Abruzzo faz parte da Itália Central e conta com quatro províncias: L’Aquila, Teramo, Chieti e Pescara, divididas em 305 municípios.Até 1963, a região incluía também o Molise, que hoje é uma região independente, e chamava-se “Abruzzo e Molise”Abruzzo detém um recorde: trinta por cento do seu território é protegido por leis ambientais. Nenhuma outra região da Europa pode gabar-se de algo assim. Não é por acaso que ela é chamada de “a região dos parques”.Três Parques nacionais, um Parque regional e dezenas de áreas e reservas naturais protegidas.Numa região assim, parece natural que a capital se chama L’Aquila - “a águia”, em italiano.Dominada por um imponente Castelo do século XVI (que hospeda o Museu Nacional de Abruzzo), L’Aquila tem esplêndidos monumentos civis e religiosos, medievais e renascentistas.


Na costa de Abruzzo (que conta com estabelecimentos balneários muito freqüentados) se sobressai Pescara, pátria de Gabriele D’Annunzio (cuja casa natal é hoje um pequeno, mas sugestivo museu).Em Chieti há um importante Museu Arqueológico Nacional, conhecido (e premiado) pela modernidade e pela eficácia da sua organização expositiva.O “ponto forte” do Museu é o “Guerreiro de Capestrano”, uma estátua funerária do século VI a.C., encontrada na província de L’Aquila em 1934.
Em Teramo, no interior do Duomo, é imperdível o estupendo Paliotto - ornamento da parte anterior do altar - do século XV, de autoria do grande ourives natural de Abruzzo, Nicola da Guardiagrele.Mas o Abruzzo é surpreendentemente rico em tesouros arquitetônicos e artísticos, quase tanto quanto em tesouros naturais e em tradições populares, como a “Festa dei Serpari” de Cocullo, que a cada primeiro domingo de maio leva milhares de pessoas à minúscula aldeia.

Parques Nacionais


Descrever a região do Abruzzo é tarefa realmente árdua. Poucas regiões da Itália podem vangloriar-se de tamanhas variedade e diversidade de ambientes naturais, mantidas intactas graças ao desenvolvimento de um turismo responsável e não massificado, que nos presenteia hoje com uma região virgem, pura, ainda cheia de coisas a serem descobertas. No coração do Mediterrâneo, ninguém imagina poder passar do azul das esplêndidas praias costeiras ao branco das neves nos Apeninos, em menos de uma hora de carro!
Um terço do território é protegido, contando com três parques nacionais, um parque regional e uma rede de trinta reservas. E’ a “região verde da Europa”, um lugar onde ainda é possível viver a aventura de descobrir natureza e história incríveis!


O Abruzzo está situado exatamente na metade da península italiana, a meia hora de carro de Roma, a um passo da Umbria do Santo da Itália: São Francisco de Assis.
Serviços aéreos diários ligam a região às principais capitais européias, enquanto que dos portos de Pescara e de Ortona se chega às costas da Croácia em meia hora de hidroavião.


No Abruzzo pode-se viajar para o futuro e para o passado. Dos testemunhos arqueológicos de antigas civilizações romanas e pré-romanas, cujas cidades são ainda hoje perfeitamente visíveis, às moderníssimas estações tecnológicas de Telespazio, às maravilhas de ficção científica do laboratório de física nuclear escavado dentro do túnel do Gran Sasso d’Italia; tudo isso faz do Abruzzo uma região antiga, mas moderníssima.
Claro que para aqueles que amam praticar esportes, imersos em uma natureza de tirar o fôlego, é impossível entediar-se. No inverno, a dificuldade para os apaixonados por esqui alpino e snowboard é decidir entre 17 equipadíssimas estações de esqui; caminhadas na neve com os pés equipados com raquetes próprias, ou com esquis de fundo são possíveis nos diversos planaltos e bosques da região.
No verão, trekking, alpinismo, canonying, free climbing, mountain biking, e a trilha de cavalgada mais longa da Itália é o que o Abruzzo oferece aos apaixonados por montanhas; e depois, o mar! A riviera norte, com suas grandes praias muito bem preparadas para receber o turista, ou ao sul, a mais selvagem “Costa dei Trabocchi”, com suas esplêndidas ladeiras que vão para o mar, e as verdes colinas que dão em costões sobre o mar. Toda esta natureza é pontilhada de jóias da arte e da arquitetura. As grandes cidades do Abruzzo fascinam por suas peculiaridades.


L’Aquila conta com 99 igrejas, 99 praças e 99 fontes, como diz a lenda medieval sobre sua construção.
Pescara é o coração pulsante da economia regional, como também da “dolce vita” do Abruzzo. Entre julho e agosto, acontecem numerosíssimas festas de produtos típicos nos municípios vizinhos, e na cidade, é infinita a variedade de estabelecimentos e beach clubs nos quais as noites são sinônimo de divertimento certo.
Chieti nos leva de volta às origens da civilização itálica, com seus esplêndidos museus arqueológicos, ricos de testemunhos de antigas maravilhas. É preciso ir a Teramo para visitar sua esplêndida Catedral, e usufruir da vista estonteante da cadeia do Gran Sasso, o “gigante d’Abruzzo” com seus 2913 m., a montanha mais alta do centro-sul da Itália.
A grande tradição eno-gastronômica da região merece especial atenção, pois representa ao mesmo tempo o mar e a montanha, uma das razões para se optar por fazer uma viagem ao Abruzzo.


É exatamente a variedade de ambientes que permite oferecer uma culinária à base de peixe fresco ao lado das genuínas receitas de inspiração agro-pastoral: dos queijos de ovelha, cabra e vaca, aos salames artesanais.
E depois, os tesouros das zonas montanhosas: legumes, cogumelos e uma grande quantidade de trufas e açafrão, presentes preciosos da generosa natureza do Abruzzo.


Daí até as finas especialidades do interior: azeite e vinho acima de tudo, cujos cultivos desenham grande parte do território rural, e todos os tipos de fruta e de verdura, que dão origem também a geléias e conservas em óleo.


O Montepulciano d’Abruzzo é o príncipe da produção vinícola, com sua estrutura “forte e delicada”, como a terra que o produz; a zona das colinas de Teramo ostenta inclusive a denominação de maior prestígio para os vinhos italianos: a “docg”.


Não esqueçamos, é claro, do alimento mais importante da famosa cozinha mediterrânea: o macarrão! Fara San Martino, pequena aldeia nas encostas da região da Majella, é a capital italiana do macarrão: a produção é elevadíssima e a qualidade excepcional, graças à água puríssima que jorra diretamente da montanha, ao trigo cultivado em terreno elevado, e à antiga sabedoria dos mestres “macarroneiros” de Fara.


Na pequena aldeia de Villa Santa Maria fica a sede de prestigiosa escola de cozinheiros. Muitos dos chefs que ao longo da história deliciaram os paladares de soberanos e homens poderosos, se formaram na Villa Santa Maria.


Todos estes gênios da cozinha, italianos e estrangeiros, marcam encontro nesse pequeno município do Abruzzo em outubro, em comemoração ao aniversário de San Francesco Caracciolo (santo protetor dos cozinheiros), nascido nesta mesma vila, para dar vida à uma grande manifestação gastronômica internacional; e para aqueles que participarem dela, será realmente o paraíso do sabor!
Ao longo de todo o território regional são traçados numerosos percursos temáticos, até mesmo de duração de um dia, permitindo o desfrute de todos os aspectos turísticos da região.


Por exemplo, o percurso dos castelos e das igrejas medievais da província de Aquila, ou o tour pelas esplêndidas áreas solitárias da Majella, ou pela estrada do azeite e do vinho, com inúmeras paradas para a degustação dos produtos; e depois, as trilhas ecológicas, a serem percorridas a pé ou a cavalo.


Enfim, o Abruzzo é a região que gira a 360° ao redor dos seus desejos, é a ocasião única de visitar de uma só vez toda a arte, a natureza e a história da grande civilização mediterrânea!

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo