terça-feira, 16 de março de 2010

Berlusconi lança livro sobre o amor


Obra reúne mensagens de apoio que recebeu após ter sido atacado em dezembro. Oposição acusa premiê de manobra para fazer campanha eleitoral disfarçada.

Da Reuters /Globo on line

Mensagens histéricas e chorosas de italianos implorando ao primeiro-ministro Silvio Berlusconi para perseverar depois da agressão sofrida no ano passado enchem um novo livro lançado na Itália em meio à campanha para as eleições regionais.
"O Amor Sempre Vence a Inveja e o Ódio", título da obra lançada pela editora Mondadori, pertencente a Berlusconi, compila algumas das 50 mil mensagens de apoio que o premiê recebeu depois de ser atingido no rosto por um cidadão mentalmente perturbado com uma estatueta na mão, em dezembro. Berlusconi quebrou dentes e o nariz no incidente.


A popularidade do político, envolvido em escândalos sexuais e de corrupção, disparou depois do ataque, mas voltou a cair nos últimos meses.
As mensagens no livro chegaram de toda a Itália e até do Vietnã. O tom varia entre o desafio ("Mostre a eles que você é indestrutível!"), o sentimentalismo ("Nós imploramos, não nos abandone e clone-se se puder") e a quase histeria ("Ao vê-lo coberto de sangue, minha mulher agarrou os cabelos e soluçava enquanto gritava: 'Madonna mia, salve o Silvio!'").


O autor de uma mensagem se diz "à beira de um precipício" e afirma que só Berlusconi "pode nos salvar e garantir um futuro aos nossos netos." Já a "Vovó Norina" apela à falecida mãe do premiê: "Sua 'mamma' no céu vai lhe proteger e lhe dará força e serenidade para continuar seu trabalho."


Em outras cartas, os signatários afirmam: "Estou machucado como se o meu pai tivesse sido atingido"; "Sem você, eu iria embora da Itália."
O jornal esquerdista La Repubblica disse que o lançamento do livro é parte da campanha eleitoral de Berlusconi em prol de seus aliados na votação de 28 e 29 de março. Ironizando o premiê e comparando-o ao ditador romeno Nicolae Ceausescu, o jornal disse que "O Amor Sempre Vence..." é "o livrinho branco de Silvio Ceausescu."


"É preciso ser dito com força que este livro no seu âmago se torna um panfleto eleitoral, pura propaganda em um papel sofisticado", escreveu o articulista Francesco Merlo.
No prefácio, Berlusconi escreveu que a solidariedade recebida compensou todas as "calúnias, ofensas e falsas acusações" dos últimos anos. "Pense que nos primeiros dois dias depois do ataque recebi mais de 50 mil mensagens pela Internet, centenas de fax e buquês de flores. Todos os líderes de países amigos me telefonaram. E houve uma contínua peregrinação, primeiro no hospital, depois em Arcore (onde vive sua família)."


O livro contém também um caderno central com estatísticas sobre vários projetos do governo e dois discursos do premiê, que dedica à obra "à Itália que sabe amar". Na capa, Berlusconi, de 73 anos, aparece com um sorriso jovial.

blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo