terça-feira, 16 de março de 2010

Entidade italiana apresenta seminário no Acre

Como resultado da parceria entre o Consórzio Societá in Rete - SiR/Pro.Do.C.S., da Itália, e o Governo do Estado do Acre, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Segurança Social - SEDSS, acontecerá amanhã o Seminário "Empresa Social: uma possibilidade viável de cooperação e inclusão social", no Auditório da Justiça Federal.

O objetivo deste evento é divulgar a experiência italiana e refletir sobre a viabilidade de aplicação deste modelo no desenvolvimento das organizações sociais e na inclusão social das populações em situação de vulnerabilidade social no Estado do Acre.


O evento contará com a participação do presidente do Consórcio que há mais de 10 anos trabalha formando e fortalecendo cooperativas e empresas sociais na Itália. Segundo Umberto Zandrini, "compartilhar os nossos referenciais poderá contribuir para encontrar soluções aos desafios da superação da pobreza e inclusão social no Acre".


A empresa social caracteriza-se por incluir pessoas em vulnerabilidade, a exemplo dos portadores de necessidades especiais, dependentes de substâncias psicoativas, egressos do sistema penitenciário, entre outros, garantindo-lhes o direito a trabalhar e a assegurar seu sustento. Na Itália e em outros países, as legislações nacionais garantem vantagens tributárias a estas empresas, permitem dispensas de licitação e promovem a sua capilarização, protegendo assim os seus membros da lógica competitiva do mercado liberal.
Apesar de ser uma empresa, e por isso objetivar o seu crescimento enquanto negócio, a sua missão é gerar bem estar e segurança social para seus associados. Nesse sentido, a viabilidade econômica e social destas organizações estrutura-se no reinvestimento dos lucros em abertura de mais postos de trabalho, limitando o ganho de cada associado e impulsionando o seu fortalecimento.


O projeto "Dos Campos à Mesa", aprovado junto à Itália, tem como objetivo construir um conceito de empresa social aplicável à realidade acreana, e incubar quatro a cinco organizações desta modalidade. A Prefeitura Municipal de Rio Branco e o IAPEN também são parceiros nesta empreitada. A Secretária de Estado de Desenvolvimento e Segurança Social, Laura Okamura, ressaltou a importância desta parceria para a implementação da política de inclusão sócio-produtiva, que vem ganhando espaço na geração de trabalho e renda para os públicos mais vulneráveis do ponto de vista socioeconômico.



Fonte: Secom Acre


http://www.comunitaitaliana.com/
blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo