terça-feira, 16 de março de 2010

Petrópolis comemora os 167 anos com festa



Preferida pelos ex-presidentes da República no verão, Petrópolis é um grande polo de turismo


Petrópolis - Os palácios de Cristal, Rio Negro e Quitandinha; o Museu Imperial e as casas de Santos Dumont, Ruy Barbosa, Princesa Isabel e Joaquim Nabuco são alguns dos inúmeros pontos turísticos e históricos de uma cidade em que o clima é ameno e a vegetação é abundante. Assim é Petrópolis, cidade imperial, que a partir de hoje oferecerá aos moradores e turistas uma programação intensa para comemorar o aniversário de fundação — 167 anos..
Quando não significava mais que uma passagem entre Rio de Janeiro e Minas Gerais, Petrópolis atraiu a atenção de D. Pedro I, que adquiriu a Fazenda do Córrego Seco, mais tarde incorporada ao patrimônio de Pedro II. A fazenda deu origem à cidade em 16 de março de 1843 e, hoje, é o centro da cidade.


Entre 1894 e 1903, devido à Revolta da Armada, substituiu Niterói como capital do Estado do Rio. Seu primeiro prefeito foi o sanitarista Oswaldo Cruz. Mesmo depois do Império, a terra petropolitana continuou merecendo o prestígio dos presidentes da República, que descansam na serra aos fins de semana ou por temporada maior. De todos, Deodoro da Fonseca, em 1889, a Costa e Silva, até 1969, o mais assíduo foi Getúlio Vargas.


Petrópolis foi palco de acontecimentos e episódios diversos da história do Brasil, como a inauguração da primeira rodovia pavimentada do Brasil, a União e Indústria (1861), ligando a cidade a Juiz de Fora (MG); a primeira sessão de cinema, com a exibição, através de “cinematógrapho”, dos primeiros filmes dos irmãos Lumière e a morte de Ruy Barbosa (1923).


Turismo


Em toda a história de Petrópolis, os administradores dispensam atenção maior ao setor do turismo, item principal de uma extensa agenda de compromissos com a Saúde e a Educação, além de outro setores. Como importante polo de turismo do Estado do Rio de Janeiro, a Cidade Imperial se destaca por seu patrimônio histórico, como estes:
Casa de Rui Barbosa - Nesta residência, Rui Barbosa escreveu muitas obras, entre elas “Oração aos Moços”.


Catedral de São Pedro de Alcântara - Construção em estilo neogótico francês do século XVIII. A pedra fundamental foi lançada em 1884, sob o patrocínio de D. Pedro II e da princesa Isabel. No interior existem obras esculpidas em mármore de Carrara, destacando-se a Capela Imperial que está situada à direita na entrada principal da Catedral, em mármore, ônix e bronze .


Palácio de Cristal - A mais bela festa no palácio foi realizada no domingo de Páscoa de 1888, quando a princesa Isabel, junto a seus filhos, entregou cartas de alforria a escravos.


Palácio Rio Negro - Em 1903, o Palácio passou a ser residência oficial de verão dos presidentes da República.


Museu Imperial - É o museu mais visitado no Brasil. A atração principal é a coroa de D. Pedro II, exibida com medidas de segurança. É toda em ouro cinzelado, ornamentada com brilhantes e pérolas. Destacam-se também a sala de visitas da Imperatriz, sala de jantar, de música, os quartos de D. Pedro II e a sala das joias, além da sala de exposições temporárias.

http://www.odia.terra.com.br/



imagem arquivo virtual
blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo