O primeiro homem na lua: foi há 41 anos
Grande plano do pé do astronauta Edwin Aldrin no solo lunar em 20 de Julho de 1969
Foi sem dúvida a maior aventura da espécie humana, a mais ousada, a mais perigosa e a mais difícil de concretizar. Este ano completam quarenta um anos que seres humanos se atreveram a caminhar noutro solo que não o do seu planeta-mãe, a mais de 300 000 Km de distância. Transportada pelo fantástico Saturno V, a nave espacial Apollo 11 levou a bordo os astronautas Michael Collins, Edwin Aldrin e Neil Armstrong, que foram a face visível de uma equipe de milhares de pessoas que permitiu a concretização desta grandiosa epopeia. Recordar a viagem da Apollo 11 é recordar um dos pontos mais altos da história da Humanidade; é recordar um pouco de nós próprios. Felizmente há imagens.
Apesar da viagem ter demorado oito dias e a permanência na lua apenas 21 horas, toda a preparação da missão demorou uma década. Não esquecemos as imagens dos foguetões a erguerem-se no ar, das tentativas tragicamente fracassadas, dos astronautas a flutuar no espaço, da árida paisagem lunar, do nosso pequeno planeta visto do espaço, do centro de controle de Houston, do resgate da cápsula espacial no meio do oceano ou do desfile triunfal dos conquistadores da lua pelas ruas de Nova Iorque. Para nosso contentamento, o jornal The Boston Globe reuniu um grupo significativo destas imagens, dispersas por vários arquivos, no seu site. Fiquemos com algumas delas e comemoremos esta data recordando a extraordinária odisseia da Apollo 11.
Vista aérea da Apollo 11 a sair do Centro Espacial de Cape Canaveral em direcção ao seu local de lançamento em 20 de Maio de 1969
Últimos preparativos e lançamento da Apollo 11 em 16 de Julho de 1969
O módulo lunar Eagle na sua viagem entre a nave espacial Apollo e a lua, transportando os astronautas Armstrong e Aldrin. Na nave permaneceu Collins, o comandante da missão, que realizou esta foto em que se vê ao fundo a Terra.
Edwin Aldrin desce do módulo lunar, fotografado por Armstrong.
Esta fotografia, captada imediatamente a seguir à anterior, deve ser provavelmente a mais famosa de toda a missão Apollo: Aldrin caminha sobre a Lua com a imagem de Armstrong reflectida na viseira do seu capacete
No centro de controle de Houston dezenas de monitores de terminais de computador brilham no escuro. Qualquer computador pessoal de hoje é infinitamente mais potente do que estes seus antepassados que, não obstante, asseguraram o bom funcionamento da missão. Ao fundo um monitor gigante mostra os primeiros passos na lua.
Outros arquivos importantes de imagens do projecto Apollo aqui e aqui.
Fonte: http://obviousmag.org/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)