segunda-feira, 17 de maio de 2010

A história de um ícone - reinventando a caneta bic

Corriam os anos 30 e László Bíró, jornalista Húngaro, começava a ficava frustrado com o tempo despendido a recarregar a sua caneta e a aguardar que a tinta secasse no papel. Decidiu então criar uma caneta que facilitasse a escrita resolvendo os problemas anteriores. Assim, em 1938, trabalhando com o seu irmão Georg, patenteou o design de uma caneta que utilizava uma minúscula esfera rotativa na ponta. O conceito era simples; à medida que a esfera rolava com o atrito na superfície do papel, entrava em contacto com a tinta e transferia-a para a superfície do mesmo.
Apesar de já haverem propostas do género no passado, o design dos Bírós resolvia muitos dos problemas práticos relacionados com o entupimento e fugas indesejadas de tinta. Nos 40, eles licenciaram o design a inúmeros fabricantes nos estados Unidos e Inglaterra mas, foi somente uma década depois que todos os problemas foram sanados por Marcel Bich, um fabricante francês que criaria um dos objectos mais marcantes de toda uma cultura ocidentalizada. Nasceu assim um ícone, nasceu a caneta BIC crystal.
Este verdadeiro icone da democracia - com um custo tão barato que torna acessível a qualquer bolso - é também um dos primeiros produtos de uma cultura de "usar e jogar fora", permitindo inclusive que inúmeras propostas viessem a ser criadas à volta deste objecto. As utilidades, como será óbvio de observar, somente estão limitadas pela nossa imaginação.









Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo