Mini Roadster Concept
A Mini resolveu festejar o seu 50º aniversário no Salão Automóvel de Frankfurt com o lançamento de não um, mas dois novos modelos: Mini Coupé Concept e Mini Roadster Concept. O grande destaque vai para este último, antecipadamente considerado por muitos o melhor da marca.
O protótipo, como foi chamado apesar de não se adivinharem grandes mudanças até à fase de produção, caracteriza-se por um vidro dianteiro mais inclinado e uma secção dianteira mais agressiva face às anteriores versões.
Com proporções modestas, o veículo com 3,71 metros de comprimento, 1,68 metros de largura e 1,36 metros de altura integra apenas dois lugares. A ausência dos assentos traseiros permitiu assim um aumento do espaço de carga para uns generosos 250 litros. A marca vincou uma construção especial, recorrendo a materiais leves, sem no entanto revelar ainda o peso efectivo do roadster. Quanto à motorização, o eleito foi o motor de quatro cilindros 1.6 Turbo twin-scroll da versão John Cooper Works com uma potência de 211 cv. A versão definitiva poderá contar também com a variante de 175 cv e, possivelmente, com uma motorização diesel.
O Mini Roadster possui alta tecnologia na construção e equipamento, para além de poder ter os seus eixos rebaixados, o que lhe confere um ar arrojado. O placar principal vai incorporar um indicador denominado Nature Guard, que indicará o quão amiga do ambiente é a condução num determinado momento; um indicador de forças G; o mostrador de velocidade apresentado como os batimentos cardíacos num electrocardiograma, e até terá o Buddy Radar, um dispositivo capaz de localizar outros Mini Roadster. Gadgets para todos os gostos!
E como não só de mecânica se faz um carro... este novo modelo foi apresentado com uma pintura branca e os cromados característicos da Mini, já os interiores combinam linhas contemporâneas com uma mescla de preto e branco, num resultado bastante elegante. Tal como no modelo Cabrio, a aposta na clássica capota de lona é mantida, recorrendo o Roadster ao accionamento manual do dispositivo, com o objectivo de reduzir o peso do conjunto e seguir as metas da marca.
A BMW já confirmou que o Mini Roadster e o Mini Coupé avançam ambos para a produção, a qual deverá ser iniciada no final de 2010 na fábrica Mini de Oxford, Reino Unido. Para nenhum dos dois foi indicado um preço, mas com concorrentes como o Honda S2000, o Nissan 370Z ou o Mazda MX-5 Roadster, os preços deverão rondar os 20,000 euros.
Ambos os modelos estarão nas estradas europeias em 2011, aumentando a oferta da marca britânica para seis versões: Hatch, Cabrio, Clubman, Crossover (no mercado ainda este ano) e o Roadster e Coupé em questão. É esta a reinvenção de uma marca única que nos permite especular o futuro do seu estilo original.
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)