terça-feira, 1 de junho de 2010

Itália pede explicações a Israel sobre ataque contra frota

Frattini(imagem arquivo virtual)

Roma, 31 mai,Ansa - A Itália condenou e cobrou explicações sobre o ataque de militares israelenses contra uma frota que incluía navios turcos e gregos que tentavam levar ajudas humanitárias à Palestina, em uma ação que deixou pelo menos dez mortos.
"É um fato absolutamente grave", disse o ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini, afirmando que lamentou "o assassinato de civis", e relatando ser "indispensável que uma investigação revele a verdade dos fatos" através de "um inquérito sério e detalhado".
As embarcações transportavam membros da organização Frota da Liberdade, além de outros ativistas -- entre os quais ao menos cinco italianos. Os navios procuravam chegar à Faixa de Gaza quando foram interceptados, ainda em águas internacionais.
A confirmação de que ao menos dez pessoas morreram na operação foi dada pelas Forças Armadas de Israel, enquanto que o grupo islâmico Hamas, que denunciou o ataque, cita um número mínimo de 20 vítimas fatais.
Porta-vozes de Telaviv argumentaram que os soldados atuaram em legítima defesa, pois os ativistas teriam reagido de forma violenta ao serem interceptados, usando armas de fogo e facas. De acordo com a Al Jazeera, pelo menos dez militares ficaram feridos na ação.

O comandante da Marinha israelense, Eliezer Marom, alegou que o ataque foi feito contra somente um dos seis navios da frota, o "Mavi Marmara", de bandeira turca, que levava 600 pessoas a bordo. Segundo ele, as demais embarcações não reagiram à tomada de controle.

À imprensa, Frattini relatou ter conversado na manhã de hoje com o embaixador do país judeu em Roma, Gideon Meir, pedindo-lhe justificativas sobre o assalto. "Israel deve dar explicações à comunidade internacional", assinalou o ministro.
O chanceler explicou que o assassinato de civis é "injustificável", além de "grave e inaceitável em todos os sentidos, independente das motivações da frota", e relatou que o governo italiano recebeu a notícia da ação militar com "desconcerto".

Apesar disso, Frattini disse acreditar que o acontecimento "não deve prejudicar o andamento das negociações de paz e da solução final para o Oriente Médio".
"Uma coisa que não se deve fazer é se deixar levar pela tentação de sair da mesa de negociações. É claro que isto seria uma tragédia igualmente grave em relação à morte de civis: o diálogo deve continuar, a paz no Oriente Médio deve ser feita", opinou.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Itália, os italianos a bordo das embarcações da Frota da Liberdade não se envolveram nos confrontos.
blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo