sábado, 17 de julho de 2010

A dança da sustentabilidade

A sustentabilidade está cada vez mais associada a divertimento. A prová-lo surge o conceito do Sustainable Dance Floor. Este conceito vem revolucionar a diversão noturna, aliando a performance ambiental à dança. Com o lema People – Planet - Party o conceito pretende criar clubes noturnos com pistas de dança onde é empregue uma tecnologia que permite a produção de energia através do movimento do corpo, levando os eventos a uma nova dimensão. Na pista de dança é montada uma estrutura que utiliza a energia das pessoas para fazer o chão reagir de forma interativa. Nos monitores, por exemplo, por detrás do DJ a quantidade de energia produzida na pista de dança é projetada, através de um contador digital, criando uma experiência interativa entre DJs e multidão.
Nestes clubes não se sente apenas a energia, também a experiencia. O chão exibe diferentes níveis de cores em função da intensidade energética, fornecendo uma experiência visual única. Desde o “aquecimento” ao extase da noite, um festival de cores é celebrado pelos corpos dançantes. O contador mostra a interatividade entre os dançarinos e o chão. Quanto mais se dança mais o contador reage.
Como funciona:
O Sustainable dance floor é uma fusão entre a eletronica, softwares e materiais inteligentes e duráveis. Consiste em módulos que medem 65 x 65 cm, cada um dos quais se move cerca de 1 cm na vertical quando alguém se encontra a dançar por cima. Estes movimentos são transformados por um motor elétrico em eletricidade. Cada pessoa pode produzir entre 2-20 Watts, dependendo do seu peso e atividade na pista de dança.
A energia gerada é utilizada para iluminar interativamente o chão. A tecnologia, desenvolvida na Holanda pela Universidade de Delft, tem estado a ser aperfeiçoada para permitir a utilização da energia para outros fins, como por exemplo fornecer energia ao clube.
Mais que uma solução para fornecer energia para clubes noturnos ou para fazer publicidade a clubes “verdes” , esta invenção permite criar uma consciência social para os problemas ambientais, de uma forma divertida, e mais que isso, permite aos utilizadores aprenderem através de uma experiencia, atribuindo-lhes uma responsabilidade em todo o processo. Como disse um dia Confúcio, filosofo chinês: Eu ouço e esqueço. Eu vejo e relembro. Eu faço e compreendo.
Este produto foi lançado em Setembro de 2008 pela primeira vez, num clube em Roterdan, o clube WATT. Esta tecnologia está disponível para qualquer clube através de versões definitivas, instaladas em clubes e versões móveis para festas isoladas. A sua construção modular permite que o chão seja disponibilizado em várias dimensões.
Este artigo é da autoria de Rita Margarido, Atol.
Fonte http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo