Evolução dos computadores portateis
Desde que se tornou claro que os computadores seriam fundamentais na Sociedade da Informação que se procuraram formas de tornar a tecnologia mais compacta e mais presente em qualquer lugar. A evolução das primeiras intenções de protótipos até aos dias de hoje foi muito rápida, quer em termos conceituais que em termos de design, e é interessante recuar alguns anos apenas para perceber o quanto a tecnologia mudou.
Foi na década de 70 que começaram a surgir as primeiras ideias relativas à portabilidade introduzidas por Alan Kay da Xerox. No entanto, o primeiro modelo efectivo foi o Osborne 1, produzido por Adam Osborne. Uma maravilha conceptual para a época que pesava cerca de 11Kg e possuía um monitor minúsculo. Repare-se na forma como o teclado podia ser encaixado no chassis, tornando o modelo extremamente "compacto" e facilmente transportável.
Osborne 1
Entre 1981 e 1984 surgiu o Gavilan, que introduziu conceitos mais semelhantes aos portáteis de hoje. Em termos de design o teclado e a abertura da tela são praticamente idênticos. Foi também o primeiro a correr com baterias de Níquel-Cádmio com uma autonomia de 9 horas e uns fantásticos 4Kg de peso.
Gavilan Mobile Computer
A partir daí muitos outro modelos surgiram mas o conceito estava lançado, havendo somente constrangimentos tecnológicos que impediam a miniaturização de determinados elementos. Até há muito poucos anos, as gigantescas unidade de armazenamento móvel como os discos de 5"1/4 e depois as de 3"1/2, baterias e discos duros, limitavam a redução do tamanho e peso. À medida que a indústria foi produzindo opções práticas e económicas, os modelos foram evoluindo até ao patamar de hoje. Será muito interessante aguardar mais uns 10 anos e perceber as maravilhas tecnológicas que nos esperam.
Radio Shack TRS-80 Modelo 100
IBM Portable PC 5155
Compaq SLT 286
Macintosh Portable
Macintosh Powerbook 165c
Apple Macbook Air
Sony Vaio Zoom
Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.Fonte: http://obviousmag.org/
2 Comentários:
Muit interessante esse post, por pouco também não fiz um desse. A tecnologia está mesmo na velocidade da luz, esse portátil que aparece como capa do artigo é incrivel. Parabéns pelo post!
Muito obrigado.
Valeu.....
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)