sábado, 17 de julho de 2010

Evolução dos computadores portateis

Desde que se tornou claro que os computadores seriam fundamentais na Sociedade da Informação que se procuraram formas de tornar a tecnologia mais compacta e mais presente em qualquer lugar. A evolução das primeiras intenções de protótipos até aos dias de hoje foi muito rápida, quer em termos conceituais que em termos de design, e é interessante recuar alguns anos apenas para perceber o quanto a tecnologia mudou.
Foi na década de 70 que começaram a surgir as primeiras ideias relativas à portabilidade introduzidas por Alan Kay da Xerox. No entanto, o primeiro modelo efectivo foi o Osborne 1, produzido por Adam Osborne. Uma maravilha conceptual para a época que pesava cerca de 11Kg e possuía um monitor minúsculo. Repare-se na forma como o teclado podia ser encaixado no chassis, tornando o modelo extremamente "compacto" e facilmente transportável.
Osborne 1
Entre 1981 e 1984 surgiu o Gavilan, que introduziu conceitos mais semelhantes aos portáteis de hoje. Em termos de design o teclado e a abertura da tela são praticamente idênticos. Foi também o primeiro a correr com baterias de Níquel-Cádmio com uma autonomia de 9 horas e uns fantásticos 4Kg de peso.
Gavilan Mobile Computer
A partir daí muitos outro modelos surgiram mas o conceito estava lançado, havendo somente constrangimentos tecnológicos que impediam a miniaturização de determinados elementos. Até há muito poucos anos, as gigantescas unidade de armazenamento móvel como os discos de 5"1/4 e depois as de 3"1/2, baterias e discos duros, limitavam a redução do tamanho e peso. À medida que a indústria foi produzindo opções práticas e económicas, os modelos foram evoluindo até ao patamar de hoje. Será muito interessante aguardar mais uns 10 anos e perceber as maravilhas tecnológicas que nos esperam.
Radio Shack TRS-80 Modelo 100
IBM Portable PC 5155
Compaq SLT 286
Macintosh Portable
Macintosh Powerbook 165c
Apple Macbook Air
Sony Vaio Zoom
Fontes: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7.
Fonte: http://obviousmag.org/

2 Comentários:

Marilucia disse...

Muit interessante esse post, por pouco também não fiz um desse. A tecnologia está mesmo na velocidade da luz, esse portátil que aparece como capa do artigo é incrivel. Parabéns pelo post!

kharhan disse...

Muito obrigado.
Valeu.....

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo