terça-feira, 20 de julho de 2010

Itália homenageia Vinícus de Morais

São Paulo - No mês em que a morte do poeta Vinícius de Moraes completa 30 anos, a ilha italiana de Capri o homenageia com um evento cultural que começa hoje e tem o objetivo "de recuperar a memória dos grandes gênios" da música brasileira, explicou o organizador da manifestação, Gianni Ciuffini.

Em entrevista à ANSA, Ciuffini, que é presidente da associação Brasil Memórias, dedicada ao compositor brasileiro, recordou que 80% do conteúdo das manifestações culturais na Itália entre as décadas de 1960 e 1980 eram de músicas e shows da bossa nova.

"Tínhamos os grandes artistas, de Chico Buarque a Maria Bethânia e Baden Powell, mas isso acabou, o ritmo mudou, mudaram as comunicações" e "nos últimos anos, se perdeu muito da cultura da bossa nova na Itália e no mundo", continuou o produtor cinematográfico.

"Atualmente, em Roma as pessoas só conhecem a Bahia, não se fala do Rio ou de São Paulo. Tem-se a impressão de que o Brasil é apenas Salvador, Fortaleza e as músicas do tambor".

Como exemplo deste cenário, Ciuffini recordou o recente show de Caetano Veloso na capital italiana, organizado pela prefeitura, que reuniu "pouquíssimas pessoas". O mesmo aconteceu com uma apresentação de Ana Carolina, em junho passado, que "reuniu apenas 400 espectadores".

Por isso, esse "projeto vem transportar idealmente a voz e a imagem do som de um continente ao outro", promovendo a cultura brasileira e a bossa nova "não só entre os italianos, mas em todo o mundo", destacou ele.

Questionado sobre sua intenção com a proposta, Ciuffini se disse "um apaixonado" pela cultura brasileira, afirmando que "o povo brasileiro é um povo maravilhoso, tem uma música que vem do coração, tem poesia, e isso não pode se perder".

A iniciativa, que é também o primeiro evento cultural da ilha de Capri, acontece de hoje até o próximo sábado (24) no município de Anacapri, na região da Campania, e é promovida pela Brasil Memórias, organização criada em 2004 com a proposta de manter viva a presença do Brasil na Itália.

O projeto, chamado "Vento do Mar", começa com a exibição de uma edição restaurada de "Orfeu Negro", filmado pelo cineasta francês Marcel Camus entre 1957 e 1958 nas ruas do Rio de Janeiro, baseado na peça "Orfeu da Conceição" (1954), de Vinícius de Moraes.

A organização espera cerca de 70 mil visitantes, em sua maioria "estrangeiros do Japão e dos Estados Unidos", além de europeus. Entre os convidados para a sessão de abertura estão o assessor especial da Secretaria Geral da Presidência da República, Carlos Tibúrcio, e o embaixador brasileiro em Roma, José Viegas Filho.

Os outros dias seguem com tributos a artistas ilustres como Chico Buarque, na voz de Fafá de Belém; Heitor Villa-Lobos, nos arranjos de Bruce Henry, e Baden Powell com a apresentação de Felicidade Susy.

Há ainda uma mostra fotográfica de Patrizia Giancotti, e uma premiação - um reconhecimento a "um profissional que, em sua atividade, se distingue pelo empenho, a paixão e o profissionalismo a serviço da música".

De acordo com Ciuffini, para o início do próximo ano a associação prevê realizar um evento "ainda maior", dedicado ao Brasil, que também homenageará os 50 anos de Brasília, visto que a cidade foi fundada no mesmo dia da criação de Roma, em 21 de abril.

Entre o final de 2011 e o início de 2012, será a vez de levar o nome do Brasil à Espanha e à França. "Já iniciamos os contatos com Madrid e Paris", completou o produtor.
 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo