O maior navio de passageiros do mundo - Oasis of the Seas
No passado dia 5 de Dezembro o maior navio de passageiros do mundo, deixou o porto de Fort Lauderdale, na Flórida, EUA. Neste momento está já a ser preparado para entrar ao serviço da empresa Royal Caribbean International, sua proprietária e operadora. Mas não é tudo: daqui a menos de um ano terá um irmão gémeo. Juntos o Oasis of the Seas e o Allure of the Seas realizarão cruzeiros de luxo regulares na zona das Caraíbas.
Estamos a falar de um navio de dimensões verdadeiramente colossais: 360 metros de comprimento, 60 de largura, 72 acima da linha de água e um deslocamento de 100 000 toneladas - apenas um moderno porta-aviões se lhe compara! Na sua capacidade máxima pode transportar mais de 6000 passageiros e uma tripulação de cerca de 2000 pessoas.
A sua construção foi iniciada em Fevereiro de 2006 nos estaleiros da STX Europe em Turku, na Finlândia, e o lançamento à agua realizou-se em Novembro de 2008. Foi ainda preciso mais um ano para concluir e equipar completamente o navio até que, no mês passado, deixou os estaleiros e dirigiu-se a Fort Lauderdale para ser entregue a firma proprietária e ser batizado. O custo desta aventura megalómana cifrou-se em mais de um bilhão e meio de dólares.
Mas o dinheiro parece ter sido bem empregue. Além da soluções técnicas e tecnológicas, que o tornam um navio extremamente confortável e seguro, nada parece faltar a bordo desta cidade flutuante distribuída por 16 decks. Aí é possível encontrar de tudo, desde lojas a locais de divertimento e lazer. O espaço do navio está organizado em zonas temáticas ou bairros, como numa cidade verdadeira.
Na parte central do navio encontramos o Central Park composto por um jardim com meia centena de árvores e milhares de plantas e numerosas lojas, bares e restaurantes. À ré fica situada uma zona de lazer com quatro piscinas, uma praia de areia, simuladores de ondas para quem desejar fazer surf e um anfiteatro para espetáculos, o AquaTheatre. Há também zonas desportivas com campos de basquetebol, de voleibol, de mini-golfe, ginásios, spas e até duas paredes de escalada para os mais radicais. Por todo o navio há locais para os mais jovens com carroceis e diversões e, para os adultos, os indispensáveis Casino e Night Club.
A energia consumida pelo Oasis of the Seas é indescritível. Seis motores diesel produzem mais de 130 000 cavalos que são convertidos em energia elétrica que alimentam as luzes, a eletrónica, dispositivos mecânicos, sistemas de tratamento da água, etc., bem como da própria propulsão do navio, é claro. Apesar de toda esta potência a velocidade pouco excede os 22 nós, o que é mais que suficiente para uma viagem de cruzeiro.
Durante a viagem os passageiros são alojados em camarotes luxuosos simples e de dois andares com varandas abertas para o mar ou para o Central Park. Os mais endinheirados têm à sua disposição suites com cerca de 150 m2. Se é o seu caso reserve já a sua passagem ou então pode esperar mais um ano até que entre ao serviço o irmão gémeo deste navio extraordinário. Se não dispõe de dinheiro para isso então convidamo-lo a navegar nas imagens. A opção é sua. Boa viagem.
LinkFonte: http://obviousmag.org/
Seja o primeiro a comentar!
Postar um comentário
Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)