domingo, 22 de agosto de 2010

22 de agosto dia mundial do Folclore

O folclore, ao remeter às tradições, conhecimentos e crenças populares, ajuda a melhor definir identidade sócio-cultural e, mais ainda, a preservar o patrimônio material e imaterial de um povo. Quando pensamos na cultura como o objetivo e a base social do desenvolvimento, torna-se essencial não apenas a divulgação, mas também a preservação dos festejos do folclore e da cultura popular. 

Sabedoria popular 

O termo folclore, criado em 1846 pelo arqueólogo inglês William John Thoms, - em um texto no qual pedia ao governo e às pessoas que ajudassem a preservar a cultura dos povos -, surgiu da união de duas palavras: folk (povo) + lore (saber). É uma palavra utilizada com o mesmo sentido em todo o mundo. Além do sentido único do termo, a data oficial para celebração do Folclore também é mundial, comemorada no dia 22 de agosto. 

Celebrar a cultura popular e o folclore, valorizando os mestres e articuladores e levando à sociedade informações sobre a nossa identidade cultural, nossa expressão e nossa mineiridade é fundamental para despertar o interesse na manutenção das tradições.
Fonte:JVH

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo