segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Criatividade estreita

Este inusitado projeto faz parte do sculp(IT) de Pieter Peerlings & Silvia Mertens, arquitetos belgas com sede de inovação. Em um exíguo espaço de 240 metros quadrados, eles conseguiram bolar um espetacular misto de casa/estúdio em plena Antuérpia, segunda maior cidade da Bélgica. Sobre um esqueleto de aço, quatro pisos de madeira foram assentados, criando andares de 60 metros quadrados cada. A idéia sugerida foi: um andar onde se trabalha, um onde se descansa, um onde se faz as refeições e um onde se dorme. Sem esquecer de uma cobertura ao ar livre, com direito a banheira, onde se pode apreciar a vista da região. Falando em região, os arquitetos também se aproveitaram de uma antiga particularidade do bairro, as antigas "vitrines de casas de prostituição". Ao invés de modelos seminuas, porém, apenas grandes janelas de vidro, que garantem iluminação natural de dia e um incrível visual à noite.
O interessante deste projeto foi a possibilidade do aproveitamento de espaços onde não se cogitaria nada que pudesse ser construído. Sem falar na rapidez e baixo custo. Embora com um rigoroso grau de planejamento, em apenas três semanas a estrutura metálica foi encaixada entre os dois edifícios já existentes. Cada andar foi colocado, um a um, assim como a parte hidráulica, elétrica e de aquecimento, e após o término, uma enorme escada em caracol foi encaixada, ligando tudo.
Todos os móveis e equipamentos tiveram que ser previstos e ajustados, devido às limitações de espaço, mas provaram ser perfeitamente viáveis e o resultado final impressiona. O edifício, que surgiu onde antes poderia ser um beco inóspito, é moderno, clean, despojado e extremamente estiloso.
Fotografias de Luc Roymans

Fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo