sábado, 28 de agosto de 2010

Inception (A Origem) - as técnicas cinematográficas

Inception, escrito e dirigido por Christopher Nolan (autor de Memento e Batman – Dark Night) com orçamento de 200 milhões de dólares e polêmicas de números ainda maiores, foi a obra mais marcante de 2010 até então. Caracteriza-se basicamente pela junção de ação – já conhecida pelos filmes de James Bond, efeitos especiais refinadíssimos e impactos psíquicos ainda não desvendados.
O roteiro de Christopher Nolan é sem ineditismo algum e cheio de referências como Matrix, Charlie Kaufman, Freud, dentre outros; mas ainda assim não perde seu valor por isso. Muito pelo contrário: é conciso, direto. Digamos que ao ter referências tornou-se fácil o trabalho de aproveitamento, reciclando para o produto apenas as boas idéias. Creio que sem a montagem utilizada, o refinamento estético e a música, este roteiro seria apenas mais um experimento psicanalítico qualquer.
O que nos vem, inevitavelmente, à cabeça ao fim do filme é "que alívio". O conjunto montagem, música – do mestre Hans Zimmer – e ação são arquitetados para tirar o fôlego. As cenas foram meticulosamente sonorizadas, segundo o próprio diretor, com o intuito de alargar ainda mais a emoção das sequências.
Em momento algum a montagem deixou a desejar, cumprindo seu papel lado-a-lado com a trilha, dando ritmo ao filme. Então, entendam que o respiro de alívio ao final do filme não é negativo, mas sim como um orgasmo, intenso e relaxante, perfeitamente cabível após quase duas horas de suor. Ao nos recordar da sequência final, onde o desafio do editor do filme era organizar os três níveis de realidade corridos em formas temporais diferentes, percebe-se a existência de uma linha tênue entre tornar a sequência desconexa e fazer com que fosse genial.
Não deixemos de lado as questões estéticas e tecnológicas. Nolan gastou rios de dólares pelo prazer do derretimento instantâneo diante da tela, mas não sem motivações. Efeitos mil, de retoques impecáveis, se constroem e se destroem a todo instante diante de nossos olhos: como um mundo de possibilidades, representando fielmente o que vem a ser um sonho. A construção estética pela Direção de Arte e Direção de Fotografia, em alguns momentos surrealista, cumpre o papel de representar o infinito da mente humana, que é domado a todo momento pela figura do Arquiteto, responsável por tornar "real" o universo do inconsciente.
Grande parte do trabalho de Direção de Arte ficou a cargo dos Efeitos Especiais, onde podemos encontrar a presença do Chroma Key (http://en.wikipedia.org/wiki/Chroma_key) e de grandes estruturas metálicas usadas para movimentar os cenários. No nível ártico do filme, onde acontece uma guerra no gelo, e onde também seria impossível a construção de cenários, o recurso usado foi a construção de reduções em maquetes que se são filmadas e intercaladas com tomadas feitas em verdadeiras regiões de gelo.
E segurando toda a parafernalha tecnológica e toda energia gasta durante o filme, fez-se a necessidade de um caminhão que capta energia solar e fomenta o set de filmagem. Sim, um caminhão. Daí já dá pra ter uma idéia do que significa um set de cinema.
O resultado de tudo isso? Uma das maiores experiências sensoriais da história do cinema hollywoodiano. O que podemos considerar um avanço se comparado com o histórico dos filmes americanos. Inception, assim como outros que vêm surgindo na contra-mão dos clichês – mas ainda dentro do cinema como indústria e se utilizando disso – tendeu ao hibridismo dos conceitos e se permitiu numa profunda – e cara – experiência cinematográfica.

ASSISTA AOS VÍDEOS
1 - 2
Fontes das imagens: 1, 2, 3, 4, 5.


Fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo