quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Misa Digital Guitar

Apesar de não ter visto ainda a luz do dia, a Misa Digital Guitar, mais contestada que amada, ameaça mesmo assim extravasar da sua alegada condição de gadget e vir a ganhar um espaço de destaque na boca de cena do panorama musical.
Mais do que uma guitarra, a Misa Digital Guitar é, segundo as opiniões dos seus heréticos apoiantes ou dos seus puristas detractores, ou um novo instrumento, ou uma nova interface que permite controlar um sintetizador com standard MIDI.
Mesmo se a considerarmos somente como uma interface MIDI, a Misa constitui por si só uma inovação, fazendo desaparecer do seu layout toda a espécie de botões e faders comuns a todos os sintetizadores-emuladores de guitarra.
Desprovida de cordas, a Misa oferece para a mão direita, em substituição do tradicional pickup, um touchscreen multifunções sensível à pressão que serve não só para percutir as cordas virtuais como também para controlar os efeitos sonoros como o pitch, o sustain, ou os filter cutoffs , que nas guitarras eléctricas tradicionais são controlados por botões, faders ou pedais externos,.
Arrastar ou percutir o touchscreen em diferentes áreas produz diferentes modulações dos efeitos sonoros, variando a intensidade sonora com a força com que se percute o ecrã. O braço da guitarra é constituído por 144 sensores “keycap” não sensíveis à pressão, distribuídos por 24 trastes que simulam o layout de uma guitarra de seis cordas.
O core da Misa é um AMD Geode CPU a 500MHz, que corre um open source software de base Linux, o que permite ao utilizador alterar livremente toda a parametrização dos efeitos sonoros.
Fabricada nas cores branca e preta pela empresa MISA sediada em Sydney, Austrália, aguarda-se a qualquer momento que o preço e a data de entrega sejam disponibilizadas aos ávidos consumidores.
A Misa não será nunca um instrumento de trabalho para os rockers mais empedernidos, mas uma coisa é certa: novo instrumento ou mero controlador MIDI esta “guitarra” vai decididamente alterar o visual e o som com que os performers da vertente mais tech minded da música vão explanar em palco a sua criatividade.
ASSISTA AO VÍDEO
1
Fonte das imagens: 1, 2.

Fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo