segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Narizes voltados à Florença


Entre 10 e 12 de setembro os mais apurados narizes do mundo estarão voltados à Florença para a 2ª edição do "Profumo del Futuro". A cidade mais uma vez assume seu papel de capital mundial das artes e da criatividade e aborda o tema de forma para lá de envolvente.

O debate que acontece na Estação Leopolda é realizado Pitti Immagine e FutureTaste, durante a 8ª edição e "Fragranze" - salão dedicado as mais selecionadas coleções internacionais de perfumaria artística. Cinestésicos que estiverem por lá no período, preparem-se!

No centro das discussões de "Profumo del Futuro", o cenário olfativo para os próximos 12 ou 24 meses. Está prevista a apresentação de uma pesquisa mundial da empresa francesa Givaudan que aponta que as fragrâncias doces e frutadas, ainda em alta no mercado, estejam progessivamente, deixando a cena e abrindo espaço para os florais, às notas frescas e verdes e à sensualidade dos orientais.

A meu ver, a questão mais interessante levantada pelo estudo, é o fato dos aromas doces e frutadas serem associados à necessidade de segurança e intimidade típicos dos períodos de crise, como a financeira da qual o mundo ainda está se recuperando. Enquanto que, as notas que começam a se destacar agora, são signos de otimismo, extroversão, auto-confiança, busca pela natureza e a vontade de deixar para trás o período difícil.

Além das pesquisas de mercado tradicionais, as tendências também foram indentificadas levando-se em conta o atual fenômeno das redes sociais e blogs, ou seja, a opinião dos "trend-setters".

Os maiores blogs do setor, muitas vezes contrariando previsões de grandes especialistas, foram os primeiros a apontar a saturação das fragrâncias frutadas e influenciar as escolhas dos consumidores mais exigentes em outras direções.

O debate será coordenado por Davide Paolini e como convidados deverão comparecer profissionais de diversas áreas: Maurizio di Robiland (design), Oliviero Toscani (comunicação), Francesco Morace (sociologia), Toni Scervino (moda), Luca Gargano (degustador de vinhos e destilados) e Giacomo Mojoli (design e professor do Politecnico de Milão).

Afim de tornar o debate ainda mais envolvente, uma proposta inusitada e que me deixou ainda mais curiosa: uma degustação das principais tendências olfativas emergentes, sob a forma de sorvetes, destilados e chás.

"Profumo del Futuro" tem como seu principal público os profissionais que atuam no setor, mas sem deixar de lado o público apaixonado pelo assunto que usa os perfumes e demonstra interesse pela evolução das pesquisas e da cultura nessa área.

A convidada especial da atual edição de "Fragranze" será a cientista, química, linguística e artista norueguesa, Sissel Tolaas que apresentará a instalação "Fear".

Segundo Sissel, que em seu laboratório em Berlin, tem uma espécie de "diário olfativo" com cerca de 6.700 odores, as pessoas tendem a pensar no assunto em termos puramente estéticos, ou simplistas, definindo se determinado cheiro é agradável ou desagradável.

Entretanto, ela destaca que em outras culturas os aromas foram sempre utilizados como instrumentos de base para definir o mundo e interagir com a realidade, especialmente quando estão associados à identidade de uma pessoa ou de um grupo.

Desta forma, a instalação que ela apresentará em "Fragranze", tem por objetivo mostrar como os odores produzidos pelo corpo podem tornar-se sinais significativos de estados de ânimo específicos, como o medo, por exemplo.

Os odores emanados em situações de medo do corpo de homens de diversas partes do mundo, foram estudados e reproduzidos por Sissel em seu laboratório. Tais moléculas deram vida a uma parede que emanará estes odores quando for tocada, em modo provocatório.

http://giropelatoscana.blogspot.com/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo