quinta-feira, 19 de agosto de 2010

No caminho das vinhas

Cannonau, Vermentino, Carignano, Nuragus, Malvasia e Vernaccia. Sete caminhos do vinho percorrem as terras da Sardenha e conduzem ao coração da ilha, nem sempre acessíveis ao turista que permanece só nas praias. As empresas que integram esta iniciativa testemunham uma história feita de terra, trabalho, sol e salsugem. As estradas do vinho só foram criadas por decreto regional no ano passado. Penetram no Sulcis (Carignano), na Ogliastra (Cannonau), circundam Oristano (Vernaccia), os campos de Bosa (Malvasia), Gallura (Vermentino), na província de Cagliari e a ponta noroeste da ilha.
O itinerário pioneiro é o de Vermentino, no norte da Sardenha, a partir de Lori Porto San Paolo através de Luras, Tempio e Monti (140 quilômetros). As adegas que estão no centro da visitação vão de Vini Mura, fundada em 1978, a Azzanidò, Depperu no centro histórico de Luras (via Gorizia) no planalto granítico do Limbara, Gallura a Tempio Pausania, uma pequena vila rodeada por lagos e fontes, e a Cantina de Vermentino di Monti, cercada por bosques e vinhedos, que é a estrela de uma festa religiosa e comemorativa no começo de agosto. Tão variado quanto fascinante é o caminho do Cannonau, que inclui as localidades de Jerzu, Tortolì, Oliena e Mamoiada, em uma rota pela Sardenha oriental, plana e cheia de pomares cítricos. Aqui, o cheiro do vinho convive com as tradições locais, como aquela dos culurgiones, massa folhada de sêmola (grano duro) com batatas e queijos.

Para as degustações é imprescindível visitar a Cantina sociale de Jerzu, conhecida como a cidade do vinho, a empresa vitivinícola Antichi Poderi Jerzu, a Cantina Sociale Ogliastra em Tortolì, pequena cidade com belas praias, e a cooperativa de Oliena, onde se produz o Cannonau Nepente, apreciado, entre outros, por Gabriele D'Annunzio
www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo