segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Sarampo está extinto no País?

O Ministério da Saúde afirmou em 20/08/2010 que o vírus do sarampo não circula no País. 

Os dois casos confirmados no Rio Grande do Sul e outros três no Pará teriam sido importados, ou seja, os pacientes foram infectados em outros países e depois vieram para o Brasil. A pasta afirma que o País interrompeu a circulação autóctone do sarampo em 2000. 

"A presença de casos importados é esperada pela vigilância em saúde, mesmo após a eliminação do vírus no Brasil, por causa de pessoas que vêm de países onde a doença ainda existe, como alguns países da Europa, da Ásia e da África", diz a nota. 

O comunicado do ministério explica que, nos três casos do Pará confirmados no início do mês, o vírus é "similar aos dos surtos registrados na Inglaterra, na França, na Itália e na Holanda". 

Os pacientes são três irmãos que não foram vacinados contra a doença. Os pacientes gaúchos, dois irmãos de 11 e 12 anos, estiveram com a família em Buenos Aires no final de julho. "Nesse período, foram confirmados na capital da Argentina três casos de sarampo em pessoas que relataram viagem recente à África do Sul, segundo o Ministério da Saúde do país vizinho." A família das crianças informou que os meninos não foram vacinados por serem alérgicos a ovo.

Na Bahia, a Secretaria de Estado da Saúde emitiu alerta para tentar evitar a chegada de casos de sarampo. Segundo o comunicado, os trabalhos de prevenção foram intensificados em portos, aeroportos e rodovias. Unidades de saúde e laboratórios devem notificar imediatamente todo caso suspeito. 
Fonte:JVH

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo