quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Seminário ItáliaBrasil - programação revisada










Seminário ItaliaBrasil
Um Intercâmbio de Culturas e Possibilidades

Realização:
Empresa Mestres e Doutores & Casa D’Italia Anita Garibaldi
Local de Realização: Universidade Estácio de Sá
 Campus Bingen
Dias 3 e 8 de Setembro de 2010
Faixa etária: 12 anos
Ingresso: 1 kg de alimento não perecível
Inscrições no período de 23 a 27 de agosto no Campus Bingen da
Universidade Estácio de Sá



Dia 03/09 – início 13h30

Palestrantes
• 14h - Palestra: Direitos: Título de Cidadania, Trabalho na Itália e Previdência - A Assistência Social Italiana prestada no Brasil. Palestrante: Rita Martire - Diretora do Istituto Nazionale Assistenza Sociale – INAS do Rio de Janeiro.

• 14h50 - Palestra: Comunidade italiana de Niterói: Histórias de Família. Através de depoimentos, os valores e as trajetórias de vida dos imigrantes italianos que aqui chegaram nos anos 50, em especial em Niterói-RJ. Palestrante: Patrícia Souza Lima - Historiadora, Pesquisadora e Professora. Doutora em História Social pela UFRJ, Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Especialista em Comunicação Jornalística pela Cândido Mendes.


• 15h30 - La rete della pausa caffè

• 16h - Palestra: Italianos e o Brasil Colonial - Como famílias de grandes mercadores italianos ajudaram a “colonizar” o Brasil. Conta-se a história dos Cavalcantis, Acciaiolis (Acciolis), Spinolas, Dorias, Lomellinis e outros, no Brasil dos séculos XVI e XVII. Palestrante: Francisco Antonio Doria – Professor Emérito da UFRJ, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Genealogia e Membro da Academia Brasileira de Filosofia.

• 17h - Palestra: O Brasil que veio da Itália – Relato Iconográfico da Imigração Italiana no Brasil – Uma contribuição ao estudo da importância da imigração italiana na formação do Brasil. Palestrante: Dr. José Luiz D’Amico – Diretor Cultural da Casa D’Italia Anita Garibaldi de Petrópolis, Auditor do Governo Federal na Área de Políticas Públicas de Saúde do Trabalhador, Vice-Presidente da Sociedade Petropolitana de Médicos Escritores e Membro Titular da Academia Brasileira de Poesia.

• 17:40 h - Palestra: Inédita Biografia da Imperatriz Dona Teresa Cristina. Palestrante: Aniello Angelo Avella – Professor Titular da Universidade de Roma Tor Vergata e membro do Conselho Nacional de Pesquisas no Departamento de Identidade Cultural – Itália.

• 18:15 h - Encerramento: Agradecimentos e Considerações Finais do Ilustre Presidente da “ITAL RIO – Società Italiana”, Professor Antonio Vilardo - Engenheiro Civil pela UFRJ, Ex-Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e Vice-Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Itália.


Dia 08/09 – início 19h

Palestrantes
• 19h - Palestra: A influência do Direito Romano no Direito Brasileiro. Palestrante: Ercilia De Stefano – Diretora da empresa Mestres e Doutores, Mestre em Engenharia de Sistemas pela UFRJ/COPPE, Especialista em: Gestão Estratégica Pública e Gerência e Desenvolvimento de Sistemas. Estudante de Direito e Contabilidade pela Universidade Estácio de Sá.

• 19h30 - Palestra: Carta Del Lavoro. Palestrante: José Luis de Oliveira – Advogado. Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho.

• 20h - La rete della pausa caffè

• 20h20 - Palestra: Petrópolis - Cidade Operária: O movimento sindical das indústrias têxteis pós 1930. Palestrante: Norton Ribeiro - Graduado e Pós-graduado em História Moderna (Latu Sensu) pela UFF.

• 21h - Palestra: Norberto Bobbio e o futuro da democracia. Resumo da palestra: Delinear o que o filósofo italiano vislumbrava para o Estado Moderno e sua relação com a sociedade civil, bem como a superação da dicotomia entre direita e esquerda, que se instituiu na discussão política moderna a partir da Revolução Francesa. Palestrante: Nilton José dos Anjos de Oliveira - Graduado em Filosofia pela UFRJ, Mestre e Doutor em Ciência da Literatura com Pós-doutorado em Teoria Literária pela UFRJ e Filologia Moderna pela Universidad de Salamanca - Espanha.

Divulgação Casa D'Italia Anita Garibaldi de Petrópolis

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo