quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Vinhos da Itália

O sabor acentuado dos pratos italianos requer como acompanhamento um vinho também marcante. Por isso, em geral, o bom vinho italiano é sinônimo de vinho encorpado. O que não significa pouco consumo ou fraqueza dos vinhos brancos.

Os italianos seguem algumas normas na escolha do vinho que vai à mesa. Servem durante a refeição o mesmo vinho que foi usado na preparação do prato. Se foi empregado vinho branco, é este tipo de vinho que estará na mesa. Se foi tinto, a escolha será pelo rosso. Este comportamento, porém, não tem caráter de lei. Aliás, regra fixa não combina com o anárquico e rebelde espírito do italiano.

Há recomendações que podem ser adotadas. Para os pratos de carnes escuras, como a de coelho, cordeiro, cabrito, boi, porco, um vinho tinto encorpado, como o Barolo. Para acompanhar as massas, um tinto de corpo médio, como o Chianti. Para aves e peixes, os brancos secos, como o Soave. Em qualquer circunstância, no entanto, o que predomina é o paladar de cada pessoa, que pode subverter totalmente tais indicações.

Existem na Itália mais de 4 mil tipos de vinhos. Os vinhos mais famosos têm "origem controlada", recebendo um certificado de qualidade emitido por órgãos especializados, sistema inspirado no francês. Significa que eles provêm da mesma área geográfica e são produzidos com uva de uma única variedade, às vezes, de um único vinhedo, com controle rigoroso de todas as etapas da produção.

Cada região da Itália produz seus próprios vinhos, em geral, em pequenas propriedades e com métodos artesanais. Nem sempre são vinhos refinados mas têm personalidade própria. São "os vinhos de mesa", feitos para consumo imediato, e bem baratos. Alguns podem ser muito bons.

Vinhos italianos mais conhecidos
Brunello - tinto  - Toscana
Chianti  - tinto  - Toscana
Barolo  - tinto  - Piemonte
Barbaresco -  tinto  - Piemonte
Bardolino  - tinto  - Vêneto
Valpolicella -  tinto - Vêneto
Soave - branco - Vêneto
Orvieto  - branco  - Úmbria
Verdicchio  - branco - Marche
Malvásia  - branco -  Puglia
Trebbiano-  branco -  Emilia-Romagna
Vermentino -  branco   -Sardenha
Frascati  - branco - Lácio

imagem arquivo virtual

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo