sábado, 11 de setembro de 2010

2ª etapa de provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

Estudantes de todo país vão participar neste sábado (11), a partir das 14h30, da segunda etapa de provas da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A competição reunirá 862.994 alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e dos três anos do ensino médio de todo o país. Os alunos mineiros vão buscar manter o bom desempenho do Estado na competição, já que nas últimas quatro edições Minas Gerais obteve o melhor desempenho do país. 

As provas deste sábado reúnem os estudantes classificados na primeira etapa, realizada no dia 08 de junho. As provas serão realizadas em 8.474 centros de aplicação em todo país e terão duração de três horas. Os estudantes vão responder de seis a oito questões dissertativas e ao fim da prova devem apresentar aos fiscais os cálculos que utilizaram para solucionar os problemas apresentados. Os participantes dessa fase receberam cartões com informações através da escola, mas os locais de prova também podem ser conferidos no site da Obmep (www.obmep.org.br).  

A correção dos exames será feita por professores de matemática e a data de divulgação dos vencedores está prevista para o dia 26 de novembro. Dos estudantes que farão prova neste sábado, 500 serão premiados com medalhas de ouro, 900 com medalhas de prata e 1,8 mil com medalhas de bronze. Além disso, até 30 mil estudantes podem receber certificados de menção honrosa pelo desempenho nos exames.

A Obmep deste ano recebeu 19,6 milhões de inscrições de alunos, que representam 44,7 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal. Só em Minas Gerais foram registradas inscrições de mais de dois milhões de estudantes, em 4299 escolas. Mais de 86% das escolas públicas do Estado participaram da primeira etapa e praticamente todos os municípios do estado - 847 dos 853 - tiveram representantes nas provas.


Destaque para Minas

Nas últimas quatro edições o Estado teve o melhor desempenho do país. Em 2009, os alunos mineiros conquistaram um total de 776 medalhas, sendo 71 medalhas de Ouro, 223 medalhas de Prata e 482 medalhas de Bronze. São Paulo e Rio de Janeiro ocuparam as segunda e terceira colocações, com 655 e 319 medalhas no total, respectivamente.  Minas também obteve o primeiro lugar nacional do Ensino Médio, com o estudante Cássio Henrique Vieira Morais, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa – Coluni, em Viçosa, na Zona da Mata.

Na V Obmep, dos 17 tetracampeões nacionais medalhistas na categoria Ouro, seis são de Minas Gerais, sendo dois da rede estadual, um da rede municipal e três da rede federal.
 
Rede estadual obteve o melhor desempenho

Na edição passada, os alunos das escolas estaduais conseguiram 483 medalhas, do total das 776 conquistadas por Minas. Quando os resultados são apresentados por categoria, a rede estadual também se destaca. Das 71 medalhas de Ouro, 36 são de alunos das escolas estaduais. Na categoria Prata são 124 medalhas, do total de 223 e com o Bronze são 323 medalhas das 482.

O bom retrospecto também esta entre os educadores. Dos 26 professores premiados, 23 lecionam em escolas estaduais.

A Obmep é realizada pelo Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Educação (MEC), Instituto Nacional de Matemática Aplicada (Impa/MTC) e Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
 

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo