sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Aeronáutica: os 50 anos das 'Frecce Tricolori'

Roma - A Aeronáutica militar italiana comemora os 50 anos de atividade das Frecce Tricolori, uma formação ainda totalmente masculina que, a partir de 2011, poderá contar com mulheres. Nesta iminente "virada cor de rosa" acredita o comandante da Patrulha Acrobática Nacional (PAN), o tenente-coronel Marco Lant, enquanto que o chefe do Estado Maior da Força Armada, o general Giuseppe Bernardis, diz que vê com bons olhos a chegada das mulheres na PAN.

"Para ter acesso à seleção, um oficial da Aeronática deve ter em média 10 anos de experiência", explica Lant em uma coletiva à imprensa das comemorações do aniversário das Frecce Tricolori, que incluem um grande show aereo nos dias 11 e 12 de setembro em Rivolto (Udine, região do Friuli Venezia Giulia) e uma série de outras iniciativas.

"As primeiras mulheres, afirma ele, entraram na Força Aerea no começo de 2000 e eu acredito que estamos na iminência de receber as primeiras candidatas, o que talvez já ocorra no ano que vem".

"A Força Aerea - acrescenta o general Bernardis - já tem mulheres prontas para o combate nos Eurofighter e acreditamos que em breve as teremos também a bordo das Frecce Tricolori".

Nos dias 11 e 12 de setembro esperamos meio milhão de pessoas em Rivolto, explica o comandante das Frecce. "Os dois dias são abertos ao público e as acrobacias estarão a cargo de oito equipes de vários países, com um total de cerca 100 aeronaves. Haverá também uma exposição estática. Certamente, teremos um belo espetáculo".
Para celebrar os 50 anos da PAN, a Força Aerea pensou grande, porque "não se trata só de festejar as Frecce, mas principalmente de aproveitar a oportunidade para apresentar a Força Aerea atual, que passa por uma transformação profunda", destacou o general Bernardis.

Haverá o lançamento de vídeos, livros (a obra "Frecce Tricolori. Un volo lungo cinquant'anni", publicada pela editora De Agostini, em colaboração com as Edições Aviator), obras publicadas em fascículos sobre a história da Aeronáutica com modelos em miniatura (em colaboração com a RCS), enquanto que o evento de Rivolto será transmitido no dia 12 ao vivo pela RaiUno e RaiSport+, além do site da Força Aerea.

Será então um grande evento - durante o qual serão recolhidos fundos para a AIRC, a Associação para a Pesquisa sobre o Câncer -, graças também à colaboração de empresários, empresas e principalmente da Região Friuli Venezia Giulia que "tem orgulho de receber em casa e há tanto tempo as Frecce tricolori".

"Existe uma ligação profunda e antiga entre a Pan e nossa região, que melhora ao longo dos anos", explicou o vice-presidente regional Luca Ciriani. "As Frecce representam a Itália que gostaríamos de ter sempre: uma Itália vitoriosa, na vanguarda, admirada em todo o mundo. E ái daqueles que se metem com as Frecce tricolori!".

Mas nos últimos anos de cortes, a equipe acrobática não será penalizada?

O chefe do Estado Maior da Aeronáutica garante que não: "As Frecce não representam um custo elevado, embora sua atividade tenha sido proporcionalmente reduzida. O programa no entanto permanece adequado (de 18 a 20 exibições anuais na Itália e na Europa) e o padrão muito alto".

www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo