domingo, 5 de setembro de 2010

Ar seco aumenta doenças oculares

Maior ressecamento da lágrima predispõe à alergia, conjuntivite e pode causar cicatrizes na córnea. Usar soro fisiológico agrava o problema. 

A baixa umidade do ar está lotando os consultórios de pacientes com olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira, sensação de corpo estranho, queimação, fotofobia e visão borrada. De acordo com o oftalmologista do Instituto Penido Burnier, Leôncio Queiroz Neto, 2 em cada 10 pacientes atendidos nas últimas semanas apresentam estes sintomas. É a síndrome do olho seco decorrente da maior evaporação da camada aquosa do filme lacrimal, explica.
Mulheres na menopausa, idosos, quem trabalha muitas horas no computador, portadores de doenças auto-imunes, usuários de lente de contato ou alguns medicamentos (antialérgico, antidepressivo, diurético, entre outros) são mais propensos à síndrome.
O especialista diz que sem tratamento logo no início do desconforto, a disfunção predispõe à alergia e conjuntivite. Isso porque, a lágrima tem a função de proteger os olhos das agressões ambientais. Um erro comum cometido pela população é pingar soro fisiológico nos olhos para diminuir o ressecamento. “O sal do soro aumenta a irritação. Além disso, a solução não contém conservante e depois de aberta se transforma em campo fértil para o crescimento de bactérias e fungos que contaminam a córnea e conjuntiva”, afirma.
Dicas de prevenção
As dicas do médico para prevenir o ressecamento da lágrima são:
· Beber água com frequência.
· Incluir na alimentação frutas verduras e legumes ricos em vitamina A e E.
· Colocar vasilhas com água nos ambientes.
· Suplementação de ômega 3 encontrado em nozes, semente de linhaça, salmão e sardinha.
· Evitar ambientes com ar condicionado.
· Manter os ambientes livres de poeira.
· Desviar os olhos da tela do monitor por 5 a 10 minutos a cada hora.
· Piscar voluntariamente quando usar o computador.
· Proteger os olhos com óculos apropriados nas atividades externas.
Automedicação é perigosa
Queiroz Neto alerta que nenhum colírio deve ser usado sem acompanhamento médico para evitar complicações. Os sintomas do olho seco são muito parecidos com os da alergia ocular e conjuntivite, comenta. Já os tratamentos, são bastante diferentes e em alguns casos as doenças ocorrem simultaneamente. “Usar colírio antibiótico indicado para conjuntivite bacteriana em olhos com alergia piora o processo alérgico que está relacionado à queda da imunidade”, exemplifica. O especialista diz que o melhor tratamento para olho seco é a lágrima artificial associada à suplementação de Ômega 3. Em estágio intermediário, explica, pode ocorre a inflamação da glândula lacrimal e o tratamento é feito com colírio à base de ciclosporina por um período de seis meses. Nos mais avançados o ponto lacrimal é cauterizado para manter a lágrima nos olhos.
A doença só não é grave em estágio inicial. Por isso, a recomendação do médico é procurar um oftalmologista nos primeiros sintomas de desconforto. Isso porque a falta de tratamento adequado pode causar cicatrizes na córnea e comprometer severamente a visão.
Eutrópia Turazzi – LDC Comunicação
eutropia@uol.com.br 

Fonte: Pravda.ru

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo