segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Descoberta mutação relacionada ao câncer de mama

Em média, cerca de 65% das mulheres
que carregam a mutação do gene
BRCA1 irá desenvolver câncer de mama
e 40% poderá desenvolver câncer
de ovário, aos 70 anos de idade.

Cientistas encontraram uma região do DNA que pode aumentar ou diminuir o risco de desenvolver câncer de mama, segundo descoberta publicada neste domingo pela revista científica Nature Genetics. De acordo com a pesquisa, uma mutação específica do gene BRCA1 poderia orientar os médicos sobre a maior probabilidade de uma mulher ter a doença – o que ajudaria na decisão de optar por métodos preventivos.

Para a pesquisa, foram estudadas 2.300 mulheres que possuíam a mutação no gene BRCA1, que já aumenta significativamente o risco do desenvolvimento de certos tipos de câncer.

Há algum tempo, os cientistas já sabiam que certas mutações genéticas estão ligadas a um risco maior de desenvolver câncer de mama ou ovário. Em média, cerca de 65% das mulheres que carregam esse gene irá desenvolver câncer de mama e 40% poderá desenvolver câncer de ovário, aos 70 anos de idade.

Segundo os resultados, eles encontraram uma região do DNA que, dependendo da sua configuração, poderia aumentar ou reduzir o risco de desenvolver câncer. “Descobrimos uma região do DNA que atua como se fosse o controle de um volume – capaz de virar para cima ou para baixo o risco de desenvolver câncer de mama por conta de falhas no gene BRCA1”, disse Antonis Antoniou, da Universidade de Cambridge, líder do estudo. 

"Nossa descoberta é o primeiro passo para um estudo muito maior para identificar fatores genéticos que modificam o risco de câncer de mama em mulheres portadoras de mutações BRCA1. Isso nos ajudaria a avaliar o risco de cada mulher e também a monitorar a doença", completou Antoniou. 

Apenas um em cada 20 casos de câncer de mama envolvem a mutação do gene BRCA1. Os pesquisadores acreditam, porém, que a região do DNA que eles encontraram pode trazer outras descobertas no futuro.

Fonte: Veja

jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo