quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Diário Oficial publica medidas para estimular doação de órgãos

O Diário Oficial da União publica hoje (28) portarias do Ministério da Saúde com medidas para estimular a doação de órgãos e reduzir as deficiências que impedem eles sejam levados a quem precisa no tempo adequado. Além de propagandas para conscientizar a sociedade sobre a importância da doação, o governo aumentou para R$ 600 o valor de remuneração pelos exames complementares para o diagnóstico da morte encefálica.

Ontem (27), durante o lançamento da campanha para estimular a doação, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, disse que a remuneração maior vai permitir que esses exames sejam realizados com mais rapidez.

De acordo com o ministério, a intenção é aumentar em até 20% o número de transplantes realizados no país. Em 2009 foram feitos 20.253 transplantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas a fila de espera ainda é três vezes maior. Apesar disso, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking dos países que mais realizam transplantes a cada ano. A maioria dessas cirurgias (90%) é feita pelo SUS.

Pelos dados do ministério, o número de transplantes cresceu 16,4% no primeiro trimestre desse ano em relação ao mesmo período de 2009. Dados dos últimos três anos indicam que o rim é o órgão mais transplantado. Com exceção do coração, aumentou o número de transplantes dos outros órgãos.

As portarias publicadas hoje incluem, além da melhoria na infraestrutura do sistema, a criação de novos leitos para transplante de medula óssea e a implementação de centros de multitecidos para transplante de córnea, ossos e pele.

Agência Brasil
jornalvarginhahoje

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo