segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Fini anuncia 'o fim' do partido de Berlusconi

Roma, 5 Set 2010 (AFP) -O presidente da Câmara dos Deputados Gianfranco Fini anunciou neste domingo "o fim" do PDL (Povo da Liberdade), partido que havia fundado com o chefe do governo italiano Silvio Berlusconi, mas propôs a ele um "pacto" para pôr fim à legislatura atual.

No encerramento da festa de seu partido "Futuro e Liberdade pela Itália" (FLI) em Mirabello (450 km ao nordeste de Roma), Fini criticou duramente o presidente do Conselho, a quem acusou também de "se arrastar" diante de seu aliado da Liga do Norte e de "ser submisso" ao líder líbio Muammar Kadhafi, recebido recentemente com pompa em Roma.

Durante um discurso de mais de uma hora, várias vezes interrompido pelos aplausos de seus partidários, o presidente da Câmara considerou que o presidente do Conselho deveria "respeitar as instituições" e criticou diversas medidas, como os cortes orçamentários na Educação.

Lembrando que a crise entre os dois havia eclodido no dia 29 de julho, quando o PDL o expulsou "de fato", Fini repetiu: "O PDL acabou, o PDL não existe mais".

Mas ele se recusou depois a pedir eleições antecipadas, considerando que os italianos "estão cansados deste estado de campanha eleitoral perene", e propôs um "pacto" para pôr fim à legislatura em 2012.

O principal partido da oposição, o Partido Democrata, de esquerda, considerou por meio de seu chefe Pierluigi Bersani que "a crise política era evidente" porque o próprio Fini "não acredita em seu pacto".

O ministro da Defesa, Ignazio la Russa, considerou que o presidente da Câmara tinha "jogado ping pong, ao oscilar entre um passo à frente e outro para trás".

O porta-voz do 'Cavaliere', Paolo Banaiuti, indicou à imprensa que Berlusconi não comentará a notícia.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo