sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Lunartic, uma bicicleta diferente

Antes, o problema era mobilizar as pessoas para, gradualmente, começarem a apostar em meios de transporte alternativos - leia-se "mais ecológicos e sustentáveis" - nas suas deslocações do quotidiano. Agora que as consciências começam a despertar, o desafio passa por desenvolver as melhores soluções que tornem essa experiência cada vez mais eficiente, cómoda e segura.
A bicicleta Lunartic foi desenvolvida com esse mesmo propósito de facilitar a locomoção a duas rodas em plena cidade. Concebida pelo designer Luke Douglas, esta bicicleta apresenta duas rodas de tamanhos bastante díspares, sendo que a dianteira é bem menor do que a traseira - onde, aliás, reside todo o engenho deste novo protótipo.
A particularidade da Lunartic prende-se com o facto de a sua roda traseira não possuir um sistema de raios. De acordo com o designer, esta opção revela mais do que uma preocupação estética; o que se pretende é que a bicicleta fique menos pesada e que os seus custos de produção e manutenção sejam reduzidos.
Além disso, este protótipo combina ainda, no seu design, um sistema de correias dentadas instalado na própria roda traseira.
À partida, todas estas características deverão contribuir para que a bicicleta se torne mais rápida e tenha uma maior aderência ao piso. Além disso, o facto de a roda dianteira ser mais pequena garante menos problemas de espaço e maleabilidade do veículo.
O designer Luke Douglas admite que este é ainda um trabalho em progresso, sendo que, no futuro, o espaço da roda traseira sem raios poderá ser aproveitado para acolher a roda dianteira - caso a bicicleta se torne dobrável - ou espaço para bagagem.
A Lunartic foi submetida à competição internacional James Dyson Award, que todos os anos premiando designers emergentes e que pretende inspirar os jovens de todo o mundo a envolver-se neste tipo de projetos.

ASSISTA AO VÍDEO
Fonte das imagens: 1.

Fonte: http://obviousmag.org/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo