sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Nasa testa novo robô que deverá explorar Marte em 2012


O Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, JPL, começou esta semana os primeiros testes com o sistema de navegação do jipe-robô Curiosity, que será colocado na superfície de Marte em agosto de 2012. O jipe é parte da missão Mars Science Laboratory, programada para ser lançada entre novembro e dezembro do próximo ano. 
Os primeiros testes foram bastante satisfatórios e consistiram em fazer o jipe-robô subir e andar sobre rampas instaladas dentro do laboratório do JPL, ligado ao Instituto de Tecnologia da Califórnia. Da mesma forma que os robôs antecessores, o jipe Curiosity (Curiosidade) também utiliza o mesmo tipo de suspensão empregada nas missões passadas e também o mesmo esquema de seis rodas, que permitem ao veículo andar sobre diversos tipos de terrenos irregulares, iguais aos encontrados no Planeta Vermelho.

  Objetivo

A missão Mars Science Laboratory, MSL, está prevista para durar um ano marciano, o equivalente a dois anos terrestres e tem como principal objetivo determinar a habitabilidade de Marte. Para isso o robô será dotado dos mais avançados instrumentos científicos, que farão estudos jamais realizados no planeta 

Durante o tempo de permanência no Planeta Vermelho o robô analisará dezenas de amostras do solo marciano, que serão coletadas através de furos e escavações de terreno. Serão analisados em profundidade os registros climáticos, a geologia, estrutura e composição química do planeta, sempre com o objetivo de detectar elementos químicos relacionados às formas de vida, principalmente água e carbono, além de avaliar como o planeta pode ter sido no passado.
Pouso
A Mars Science Laboratory contará com diversas inovações tecnológicas, especialmente no que se refere ao pouso. Como em outras missões, a sonda descerá no Planeta Vermelho freada por um pára-quedas, mas durante os segundos finais um sistema propulsor entrará em operação e descerá o robô Curiosity na superfície através de um sistema de amarras. 



Uma vez na superfície o robô será capaz de rolar por cima de obstáculos de até 75 cm de altura. Segundo os engenheiros do JPL, o Curiosity poderá desenvolver até 90 metros por hora, mas na prática a velocidade não deverá ser superior a 30 metros por hora, devido a deslizamentos, inclinação do terreno, visibilidade e outras variáveis.
Energia nuclear
Diferente de seus antecessores que usavam energia solar para alimentação, o Curiosity emprega um sistema que gera energia a partir do decaimento do plutônio. De acordo com o JPL, esse tipo de fonte de alimentação permitirá ao jipe-robô completar toda a missão sem necessidade de recargas, garantindo grande mobilidade e flexibilidade até mesmo em latitudes muito elevadas onde a presença da luz solar é deficiente.



Fotos e Vídeo: No topo, engenheiros do JPL, da Nasa, dirigem o robô Curiosity, fazendo o jipe subir e descer as rampas montadas no laboratório. Na sequência, close-up mostra detalhes do sistema de suspensão. Acima, vídeo mostra como será a descida do robô na superfície, programada para agosto de 2012. Créditos: JPL/Nasa/Caltech/Youtube/Apolo11.com

Direitos Reservados
Ao utilizar este artigo, cite a fonte usando este link:
Fonte: Apolo11 - http://www.apolo11.com/opportunity_2.php?posic=dat_20100916-092919.inc

Apolo11.com - Todos os direitos reservados

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo