quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Pirassununga celebra 158 anos da presença italiana no município


Danças típicas: a tradição italiana vai dar o tom da Fest’Itália deste ano

A segunda edição do Fest’Itália - Festival da Cultura Italiana em Pirassununga - acontece de 9 a 12 de setembro, no Centro Cultural de Eventos Dona Belila. Este ano, por motivos de segurança e tranquilidade do público, a festa irá das 18 às 23 horas.

Na noite de abertura, o destaque será a encenação da chegada dos primeiros imigrantes italianos a Pirassununga. Dirigida pelo professor Rick Bichoff, da EMAIC “Castelinho”, e pela professora Graça Salgueiro, da Secretaria de Cultura, a representação terá a participação dos Grupos de Teatro Pira Cena e de Danças Parafolclóricas, Grupos de Convivência da Terceira Idade “Cidade Simpatia” e “Anos Dourados”, além de atletas do JORI - Jogos Regionais dos Idosos. Após a passagem dos imigrantes haverá o hasteamento dos pavilhões do Brasil e da Itália, com a participação da Corporação Musical Pirassununguense, que executará os hinos dos dois países.

“Queremos fortalecer a identidade cultural e preservar as tradições italianas em Pirassununga”, disse o prefeito Ademir Alves Lindo.

No sábado, 11, as famílias de origem italiana agraciadas com a “Ordem do Mérito Nicola Canonico Filho das Tradições Italianas” - Andreazzi, Barbirato, Benini, Berretta, Favaro, Rocchetti, Secarechio, Strabelli, Verona e Zerbetto - participam da “Camminatta com Sbandierata e Fiaccolata per la Pace” (Passeata com Bandeiras em Festa e Tochas Acesas pela Paz), às 20 horas, no recinto da festa. “A italianada está entusiasmada”, afirma Roberto Bragagnollo, secretário de Cultura e Turismo e organizador do evento.

“Na passeata, as famílias estarão identificadas com faixas, destacando a região e a província de onde vieram e o ano que chegaram a Pirassununga. Todos levarão velas e tochas acesas” disse.

Gastronomia
O Festival da Cultura Italiana conta com a participação de 20 entidades pirassununguenses, responsáveis pelo preparo dos mais deliciosos pratos da comida italiana. Cada cantina tem o nome de uma região da Itália. Para melhor atender ao público, algumas entidades se associaram a profissionais da área de alimentação, enriquecendo a festa.

Exposições
O Fest’Itália terá duas interessantes exposições. Uma delas, “Italianos de Sucesso”, no saguão da Estação da Fepasa, destacará a história de sucesso da Família Therense, que veio da comuna de Tivoli, região do Lazio, província de Roma. Os Therense atuam desde 1952 no ramo de aguardente. A mostra terá exemplares raros da Coleção de Pinga do empresário Roberto Therense.

Outra interessante exposição no Armazém Cultural Dito Micuim vai destacar fotografias, objetos e pertences de valor histórico das famílias que recebem este ano a “Ordem do Mérito Nicola Canonico Filho das Tradições Italianas”.

Tômbola solidária
Na Itália, na véspera de Natal, as famílias se reúnem em suas casas para jogar tômbola. Sob o comando da primeira-dama Liliane Pavão Alves Lindo, a Tômbola Solidária do Fest’Itália terá a participação dos Grupos da Terceira Idade Cidade Simpatia e Anos Dourados e Atletas do JORI. Cada família homenageada doará uma “prenda especial”, que será sorteada todas as noites. Toda renda será destinada ao Fundo Social de Solidariedade. As rodadas serão de sexta a domingo, das 20 às 22 horas, no Armazém Cultural.

Pellicola italiana
No Armazém Cultural Dito Micuim serão exibidos clássicos do Cinema Italiano. As sessões começam às 19h30. Confira a programação: dia 9, Dio Come Ti Amo (1966), direção de Miguel Iglesias, com Gigliola Cinquetti e Mark Damon; dia 10, Nuovo Cinema Paradiso (1988), direção de Giuseppe Tornatore, com Salvatore Caecio e Philippe Noiret; dia 11, Candelabro Italiano (1962), de Delmer Daves, com Rossano Brazzi e Angie Dickinson. No domingo (12) haverá duas sessões: às 10h30, La Vita é Bella (1977), de Roberto Benigni, com Roberto Benigni e Nicoletta Braschi, e às 19h30, Matrimônio à Italiana (1964), direção de Vittorio de Sica, com Sophia Loren e Marcelo Mastroiannni.

Spazio del bambini
As crianças terão atrativos especiais no Fest’Itália. No Spazio Del Bambini (Espaço das Crianças), protegido por grades para maior tranquilidade dos pais, haverá brinquedos infláveis, camas elásticas, maquiagem infantil, algodão doce, refrigerantes e água. A coordenação será do Ministério Nova Vida.
Missa italiana
Será celebrada no dia 12, domingo, às 9 horas, no palco do recinto do Fest’Itália, missa campal em louvor a São Francisco de Assis (padroeiro da festa) e em ação de graças aos italianos e a todos os imigrantes que aqui chegaram. Presidida pelo padre João Bosco Trevisan, a celebração terá a participação da Equipe de Liturgia e do Coral Santa Cecília, da Paróquia de Santo António.

Automobili
No domingo, 12, das 8 às 17 horas, acontece a 2.ª Riunioni di Antigomobilistas di Pirassununga. Mais de 200 veículos de diversas regiões do estado são esperados. As inscrições serão feitas no dia do evento, a partir das 8 horas, na avenida Prudente de Moraes, ao lado da EMAIC “Castelinho”. A taxa de inscrição será 1 quilo de alimento não perecível, exceto sal, ou um litro de leite longa vida em caixinha, que será revertido ao Fundo Social de Solidariedade. Maiores informações com Álvaro (9158-0243 ou alvarofelicio@hotmail.com) e Alexandre Artea (9342-1411 ou alexandre.artea@ gmail.com).

Pirassununga é a única cidade do interior paulista a promover um encontro de carros antigos numa festa italiana. A 2.ª Riunione di Antigomobilistas é uma realização da Prefeitura e do Clube Amigos do Antigomobilismo de Pirassununga.
Shows
Abertos ao público, os shows musicais terão a presença de importantes nomes desse segmento, que estão presentes nas mais importantes festas italianas da capital e de outros estados. Os shows começam todas as noites às 19 horas: quinta-feira (9), Banda Felice Itália e os Três Tenores Brasileiros, Nino Valsani, Armando Valsani e Francisco Romanelli; sexta-feira (10), Fred Rovella Banda Show; sábado (11), Enzo Schiani no Show Tributo a Eros Ramazotti e Banda Italiana Tradicional. No domingo, às 11h30, Ricardo Bombarda Teclado & Voz e, às 19 horas, Banda Chapéu da Máfia.

O Fest’Itália - Festival da Cultura Italiana de Pirassununga é uma realização da Prefeitura Municipal e tem o apoio da Associação Giuliani de Pirassununga, Associação dos Antigomobislistas de Pirassununga, Cachaça 51, FAYS - Fazenda da Aeronáutica e Campus Administrativo da USP.

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo