sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Projeto articula volta do trem à Região Serrana


Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará

Da Redação Imprensa Oficial RJ - As prefeituras de Petrópolis, na Região Serrana, e Magé, na Baixada Fluminense, em parceria com o Governo do Estado, vêm trabalhando para recolocar o turismo, uma parte importante da história brasileira e novas oportunidades de negócios nos trilhos. O projeto de reativação da Estrada de Ferro Príncipe do Grão Pará, que, no passado, ligou o Rio à Cidade Imperial, começa a ganhar forma, mas ainda depende de verbas, que vêm sendo buscadas junto ao governo federal e a empresas particulares.

A ideia prevê a recuperação de seis quilômetros da ferrovia que ligava Inhomirim, na Baixada, ao Alto da Serra, em Petrópolis. Segundo o secretário de Planejamento Urbano de Petrópolis, Agnaldo Goivinho, o momento é de busca de incentivos, avaliação de viabilidade técnica e procura de parcerias.

- São necessários recursos para investimentos em obras, compra de composições e reassentamento de famílias que hoje estão instaladas no trajeto – explicou o secretário, acrescentando que o grupo de trabalho criado para aprofundar os estudos do projeto também está pleiteando investimentos do PAC das Cidades Históricas para recuperar as ruínas da fábrica de tecidos Cometa, no meio da Serra da Estrela, tombada pelo governo federal. Ali seria instalada uma das paradas do trem, com integração à comunidade que poderia vender produtos de artesanato.

O secretário estima um prazo de dois anos, a partir da liberação das verbas, para que o projeto seja concretizado.

- Além do apelo turístico, a estrada de ferro será mais uma alternativa de transporte – prevê Agnaldo Goivinho.

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária está entre os parceiros do projeto. João Bosco Setti, consultor da instituição, diz que as pessoas têm uma imagem equivocada desse meio de transporte.

- Geralmente, o trem é visto como algo obsoleto. No entanto, eles evoluíram muito ao longo dos últimos anos – observou Setti.

Jornal Diário de Petrópolis

blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo