segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Pulseira quântica não tem registro na Anvisa, que vai multar os fabricantes

Segundo especialistas, não há efeitos maléficos no uso 
do acessório, mas ressaltam que não deve substituir tratamentos.  

Diante da correria do dia a dia, as pessoas estão recorrendo a fórmulas mágicas ou equipamentos milagrosos que prometem melhorar a qualidade de vida ou reduzir alguns incômodos. Contudo, alguns aparelhos ou acessórios vendidos livremente pela internet e em grandes lojas de esportes não têm sequer registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). É o caso das pulseiras bioquânticas ou simplesmente quânticas, vendidas com o apelo de melhorar o equilíbrio e ativar a circulação sanguínea.

A Vigilância Sanitária afirmou ontem que vai multar os fabricantes e revendedores das chamadas pulseiras bioquânticas, caso continuem veiculando publicidade com apelo terapêutico. As multas podem variar de R$ 2.000 a R$ 1,5 milhão.

Vendas

Os braceletes que prometem "estabilizar a energia do corpo", de origem norte-americana, também são fabricados no Brasil e viraram moda, inclusive em Minas Gerais.

O assunto virou polêmica e divide opiniões entre profissionais. Tanto que, para uns, o produto é eficaz e possui efeito imediato. Já outros afirmam que não há nenhuma pesquisa que comprove os efeitos benéficos da física quântica no organismo do ser humano.

A professora e fisioterapeuta Ediara Reis conheceu a pulseira bioquântica em um congresso de saúde quântica em Recife, Pernambuco. Apesar de não saber que não há pesquisas científicas que comprovem os efeitos benéficos do produto no corpo humano, ela recomenda o uso da pulseira para seus pacientes, já que os efeitos são imediatos. "É perceptível uma melhora no equilíbrio e nas funções dos meus pacientes. Um deles, que sentia tremores nas mãos ao escrever, não sente mais. No entanto, é bom lembrar que a pulseira é apenas um complemento em tratamentos", ressalta.

Harmonia

A professora Iara Azevedo começou a usar a pulseira após realizar uma cirurgia. De acordo com ela, o produto restaurou a harmonia do seu corpo, além de fazê-la sentir-se mais relaxada diariamente. Iara ressalta que o equipamento também é usado por seu neto de um ano e dez meses, seu genro e sua filha.

"O uso da pulseira bio-quântica fez com que diminuíssem as quedas do meu neto, que consegue se equilibrar melhor quando anda. Já o meu genro sentiu melhora até na sua rinite alérgica", citou, a professora, exemplos de benefícios.

Conforme o doutor em Teoria Quântica de Campos e coordenador do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), Carlos Alberto Santos de Almeida, não existe nenhuma pesquisa que comprove que os efeitos quânticos possam ajudar na saúde humana.

Ele explica que, na maioria das vezes, os efeitos quânticos agem no organismo destruindo as células, como é o caso da radioterapia. Segundo o físico, o tratamento mata as células cancerígenas e também as saudáveis. "Já estou acostumado com essas fraudes. Todas esses aparelhos que prometem milagres, principalmente com a física quântica, são, de fato, suspeitos", frisa o doutor.

A gerente da Vigilância Sanitária de Fortaleza, Mira Lustosa, destaca que esse tipo de equipamento é perigoso, pois alguns usuários deixam de realizar o tratamento adequado por conta da ilusão de cura por meio do aparelho. Ainda segundo ela, qualquer equipamento que tenha indicação terapêutica, mesmo sendo uma prática alternativa, deve ter o registro da Anvisa.

Mira diz não ter recebido nenhuma comunicação oficial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para a apreensão do produto na Capital, mas, caso seja preciso, a primeira ação da Vigilância Sanitária é informar, por meio de uma nota técnica na mídia, os riscos do uso indevido do produto. Só depois, por meio de denúncias, é realizada a apreensão do produto, num trabalho em parceria com a Polícia Federal.

O distribuidor regional no Ceará da marca EFX, Ronaldo Freitas, diz que o produto chegou ao Estado em fevereiro deste ano. Atualmente, são vendidas cerca de 600 pulseiras por mês e a procura cresce a cada dia. No entanto, ele ressalta que o produto não tem função de tratamento, cura, nem pode substituir medicamentos. Diante disso, ele afirma que não há motivos para que a Anvisa proíba a comercialização.

Energia

Freitas explica que o holograma que compõe a pulseira possui uma infinidade de dados que agem sobre os pontos de energia do corpo. Porém, quando perguntado quais seriam essas informações, o distribuidor justifica que as mesmas são mantidas em sigilo pelo fabricante.

FIQUE POR DENTRO
Reflexologia


O Sistema de Reflexologia Energética da pulseira bioquântica consiste de hologramas combinados com frequências que são altamente compatíveis com a dos seres humanos e que realçam as nossas funções celulares. Essas frequências, que possuem pontos de reflexos no pé, promovem o equilíbrio, a força, o poder, a flexibilidade e o relaxamento. A Reflexologia Energética está baseada na crença de que cada parte do corpo está interligada às mãos e aos pés, que são as áreas que mais contêm pontos de reflexo. Nosso Pacote Ortopédico de pontos energéticos é indicado para: estimular pontos de reflexo específicos nos pés; promover relaxamento e aptidão energética; reduzir bloqueios energéticos; e ajudar a restaurar o equilíbrio no corpo todo. Não é um dispositivo médico

1 Comentário:

Unknown disse...

Essas pulseiras são otimas eu uso e recomendo melhoras demais o equilibrio concetração e fortalece é intrigante como ele funciona

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo