quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Seminário - Angelo Agostini: 100 anos depois

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) promove, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, em seu auditório, o seminário Angelo Agostini: 100 anos depois. Coordenado por Isabel Lustosa, o seminário reunirá, pela primeira vez, todos os especialistas na vida e obra de Angelo Agostini. A participação é gratuita. Mais informações: 21 3289-4640 e historia@rb.gov.br

O homenageado foi o maior caricaturista da imprensa brasileira do século XIX. Italiano que se estabeleceu em São Paulo durante a década de 1860, Agostini começou ali uma carreira que só se encerraria em 1910. No Rio de Janeiro, para onde se transferiu na década seguinte, ele atuou em várias publicações até criar a sua "Revista Ilustrada" (1876/1898), a de vida mais longa do gênero em seu tempo. Abolicionista, anticlerical, republicano e dono de um traço e de um humor sofisticados, Agostini teve atuação marcante na história do Brasil imperial. Ele foi um precursor das histórias em quadrinho e exerceu grande influência sobre as gerações de caricaturistas que o sucederam.

Paralelo ao seminário, haverá a exposição Angelo Agostini o chargista e seu tempo, no hall da FCRB. A mostra é composta de painés fotográficos e vitrines com exemplares da Revistas Ilustradas, pertencentes ao acervo da FCRB - coleção Plínio Doyle. A curadoria é do pesquisador Luiz Guilherme Teixeira Sodré, o design é de Stela Kaz e a pesquisa, do pesquisador Pedro Krause.

Programação

:: Dia 15/09

10h - Agostini: percalços de uma longa investigação: Antonio Luiz Cagnin (ECA/USP) Esse ilustre desconhecido - história e memória de Angelo Agostini: Marcelo Balaban (História/UnB)
Debatedor: Antonio Herculano (FCRB)

14h - Guerra do Paraguai no traço de Agostini: Ricardo Salles (História/Unirio)

A escravidão e a campanha abolicionista: Gilberto Maringoni (Comunicação/Cásper Líbero)As pernas finas do Imperador - riso, crítica e intimidade nos desenhos de A. Agostini sobre d. Pedro II: Lilia Moritz Schwarcz (Antropologia/USP)

Debatedor: Eduardo Silva (FCRB)

18h - Inauguração da exposição Angelo Agostini o chargista e seu tempo

:: Dia 16/09

10h - O anti-lusitanismo e a polemica com Bordalo: Isabel Lustosa (FCRB)O humor na fronteira entre religião e a politica: Maria da Conceição F. Pires (UFV/BN)

Debatedor: Marco Morel (História/Uerj)

14h - A imprensa paulistana do tempo de Agostini: Brás Ciro Gallotta (História/PUC-SP)A São Paulo de Angelo Agostini: Ana Luiza Martins (CONDEPHAAT/Secretaria de Cultura/SP)Fleuiss e Agostini, aproximações e divergências: Laura Nery (História/Uerj)

Debatedor: Lucia Guimarães (História/Uerj)

:: Dia 17/09

10h - Técnicas de impressão, da litografia ao clichê: Letícia Pedruzzi (Centro de Artes/UFES) Nhô Quin e Zé Caipora: Athos Eichler Cardoso (FAC/UnB)

Debatedor: Tânia Bessone (História/Uerj)

14h - Lápis e pincel nas mãos de um artista: o Brasil de Angelo Agostini: Rosangela de Jesus Silva (IFCH/UNICAMP)A Revista Ilustrada (1876-1898): síntese de uma época: Marcus Tadeu Daniel Ribeiro (IPHAN)Angelo Agostini e Abigail de Andrade: uma paixõa interdita no Segundo Reinado: Claudia Oliveira (Escola de Belas Artes/UFRJ)

Debatedor: Rafael Cardoso (Depto de Design/PUC)

por Isabel Lustosa

colaboração Lea Beraldo http://www.imigrantesitalianos.com.br/

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo