sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Seminário ItaliaBrasil Um Intercâmbio de Culturas e Possibilidades, uma pequena retrospectiva


Amigos leitores do Blog do Ale'Italia,

Como devem ter lido nas últimas postagens, divulguei bastante o Seminário ItaliaBrasil na Cidade Imperial de Petrópolis, Rio de Janeiro e, penso que devia a todos uma breve retrospectiva do  evento.

A primeira parte do Seminário  aconteceu no último dia 3 de setembro e senti-me muito honrada pelo convite e participação da mesa diretora. 


mesa  diretora


Conhecer e fazer novos amigos... rever outros já conhecidos.... aprender, ficar extasiada com cada palavra ouvida e novas informações recebidas. Indescritível!

Abaixo, algumas considerações sobre cada parte do Seminário.

Palestra: Direitos: Título de Cidadania, Trabalho na Itália e Previdência - A Assistência Social Italiana prestada no Brasil. 

Palestrante: Rita Martire - Diretora do Istituto Nazionale Assistenza Sociale – INAS do Rio de Janeiro.

 - Rita, com muita propriedade, abordou os temas propostos e esclareceu dúvidas sobre cidadania italiana, a importância do Patronato, documentações, a fila nos consulados etc. Simplesmente fantástico!



 Palestra: Comunidade italiana de Niterói: Histórias de Família

Palestrante: Patrícia Souza Lima - Historiadora, Pesquisadora e Professora. Doutora em História Social pela UFRJ, Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio. Especialista em Comunicação Jornalística pela Cândido Mendes.

- Patrícia, com ternura e muito conhecimento do assunto, contou-nos sobre os primeiros imigrantes italianos na Cidade de Niterói. Falou sobre famílias de imigrantes que fizeram história nesta cidade.


Palestra: Italianos e o Brasil Colonial - Como famílias de grandes mercadores italianos ajudaram a “colonizar” o Brasil.

Palestrante: Francisco Antonio Doria – Professor Emérito da UFRJ, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Genealogia e Membro da Academia Brasileira de Filosofia.

- Dória, com seu diferenciado método de história e genealogia, apresentou árvores genealógicas dos: Cavalcantis, Acciaiolis (Acciolis), Spinolas, Dorias, Lomellinis e outros, no Brasil dos séculos XVI e XVII, ricas em fatos que marcaram a presença dos italianos.


Palestra: O Brasil que veio da Itália – Relato Iconográfico da Imigração Italiana no Brasil

Palestrante: Dr. José Luiz D’Amico – Diretor Cultural da Casa D’Italia Anita Garibaldi de Petrópolis, Auditor do Governo Federal na Área de Políticas Públicas de Saúde do Trabalhador, Vice-Presidente da Sociedade Petropolitana de Médicos Escritores, Membro Titular da Academia Brasileira de Poesia, Língua e Cultura Italianas Scuola Dante Alighieri – Universidade de Camerino - Itália.

D'Amico nos relembrou a importância da participação da Imigração Italiana na formação do Brasil, o quão rica foi e continua sendo a contribuição da presença italiana neste país, e nos levou ao início da palestra sobre a Imperatriz Tereza Cristina, que veio a seguir.



Palestra: Inédita Biografia da Imperatriz Dona Teresa Cristina.

Palestrante: Aniello Angelo Avella – Professor Titular da Universidade de Roma Tor Vergata e membro do Conselho Nacional de Pesquisas no Departamento de Identidade Cultural – Itália.

Aniello Avella, já ao final de sua pesquisa biográfica realizada na Itália e no Brasil, revelou-nos dados e informações até então jamais publicados sobre nossa Imperatriz, fala de sua infância, seus gostos, sua importância para todos os brasileiros e imigrantes .


Algumas presenças  marcantes  no evento:

- Do Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro - Diretor Dr. Rubens Piovano
- Conselheiro do Governo Italiano para o Ano da Itália no Brasil - Prof. Dr. Aniello Angelo Avella
- Diretor da Universidade Estácio de Sá - Prof. Dr. Alexandre Zanatta
- Diretora do Mestres & Doutores - Prof.ª Ercília De Stefano
- Presidente da Casa D'Italia Anita Garibaldi de Petrópolis - Sr. Pasquale Cutrupi
- Diretor Cultural da Casa D'Italia Anita Garibaldi de Petrópolis - Dr. José Luiz D'Amico
- Diretor Jurídico da Casa D'Italia Anita Garibaldi de Petrópolis - Dr. Fernando Montesano Schettino
- Diretora do Istituto Nazionale Assistenza Sociale - INAS-RIO/RJ - Sra. Rita Martire
 - Diretora do Museu Imperial,  Prof.ª Maria de Fátima Argon
 - Presidente da “ITAL RIO – Società Italiana”, Vice-Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Itália, Prof. Antonio Vilardo
 - Vice-presidente da Associação Giuseppe e Anita Garibaldi, autora de vários livros, ProfªDra.Cleia Schiavo Weyrauch

 Encerramento:

Agradecimentos e Considerações Finais do Ilustre Presidente da “ITAL RIO – Società Italiana”, Professor Antonio Vilardo - Engenheiro Civil pela UFRJ, Ex-Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e Vice-Presidente da Câmara de Comércio Brasil-Itália, com entrega de medalha alusiva à Impertriz Teresa Cristina ao acervo do Museu Imperial, então representado pela Prof.ª Maria de Fátima Argon.

Crédito das fotos:
Marco Oddone - Olhar
Fotografo
Tel. (24) 2243-5547 / (24) 8838-1028
e-mail : marcoantoniooddone4@gmail.com

Blog : http://photooddone.blogspot.com/ 

 

Por: Leila Ossola
blogdoaleitalia

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Link - me



Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day

Suas Férias

PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo