sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Veneza é candidata a capital cultural

Veneza - As Regiões do Veneto e Friuli Venezia Giulia, junto com as províncias autônomas de Trento e Bolzano defenderão em um projeto comum a candidatura de Veneza como a capital europeia da Cultura em 2019, dando o primeiro impulso à iniciativa de um nordeste unido.

O acordo foi firmado dia 21 durante uma reunião operacional que teve a participação do prefeito de Veneza, Giorgio Orsoni; do vice-presidente do Veneto, Marino Zorzato; e dos assessores de Cultura do Friuli Venezia Giulia, Roberto Molinaro, e das províncias autônomas de Trento e Bolzano, Franco Panizza e Christian Tommasini, respectivamente.

Declarando que Veneza "se coloca à disposição para liderar um projeto conjunto com as instituições das duas regiões e da província autônoma", Orsoni destacou a importância desta sinergia "que já é um sintoma de um mesmo ponto de vista das relações, que pode dar frutos também no futuro".

Zorzato informou que já se criou uma mesa técnica para definir um projeto compartilhado por todas as instituições participantes, depois de que será constituído um Comitê de promoção "o mais amplo possível", que implique a sociedade civil, econômica e cultural. A isto se seguirá um Executivo.

Molinaro e Tommasini evidenciaram que o projeto é uma oportunidade de crescimento cultural para toda a região nordeste do país, e que Friuli Venezia Giulia e as províncias autônomas representam o coração da expansão europeia e, portanto, a ponte entre a Itália e a Europa Central (considerada nos seus aspectos político, geográfico e cultural).

"Nenhuma outra realidade tem uma dimensão europeia como este território", concluiu Molinaro.

www.ansa.it/www.italianos.it

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários Anônimos (as)
Comentar somente sobre o assunto
Não faça publicidade (Spam)
Respeitar as opiniões
Palavras de baixo calão nem pense
Comentários sem Perfil não será publicado
Quer Parceria não será por aqui.(Contato no Blog)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Software do Dia: Completo e Grátis

Giveaway of the Day
PageRank

  ©LAMBARITÁLIA - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo